Aos 87 anos, avô se forma em economia ao lado da neta nos EUA
Existe idade para estudar? A resposta, sem sombra de dúvidas, é não e a internet está ai para provar isso. São muitas as histórias de idosos que concluíram cursos de nível superior após os 70 anos, dando um novo ritmo para a vida e realizando aquele sonho antigo de ter um diploma.
Se hoje em dia entrar em uma universidade está mais fácil, já que existem diversos caminhos que auxiliam o estudante para o ingresso como programas de bolsa e incentivos públicos, até pouco tempo atrás este era um objetivo relativamente exclusivo para pessoas com poder financeiro alto.
Por conta disso, muitas pessoas que hoje estão na casa dos 70 e 80 anos de idade nunca conseguiram cursar a graduação superior, deixando os seus sonhos em segundo plano e seguindo em profissões, por vezes, herdadas de parentes ou que lhe foram ensinadas por terceiros.
O americano Rene Neira, de 87 anos, é um destes exemplos. Neste mês de dezembro ele recebeu pela primeira vez um diploma de nível superior, após passar uma vida inteira longe dos estudos.
De quebra, o idoso teve como colega de graduação a sua própria neta, Melanie Salazar, de 23 anos. Foi uma vitória e um momento único para os dois!
Aliás, foi graças a sua neta que Rene Neira voltou a estudar. Em 2017, os dois terminaram o colegial – que é o equivalente ao Ensino Médio aqui no Brasil – no Palo Alto College.
A neta e o avô decidiram ir mais além e ingressaram juntos na UTSA (Universidade do Texas em San Antonio). A jovem cursou Comunicação Social enquanto que o idoso estudou Economia.
ICYMI: Something very special happened this weekend at #UTSA Commencement: Rene Neira, 87, crossed the stage with his granddaughter, Melanie Salazar. She received her B.A. in Comms. He will earn his B.A. in Economics. Family goals!
#UTSAGrad21 @UTSAHC @UTSACOLFA @UTSABusiness pic.twitter.com/jSsUSeyR4F
— UTSA (@UTSA) December 13, 2021
A idade não foi problema para o Rene Neira, que soube encarar muito bem o computador, assistir as aulas remotas e realizar uma série de estudos através da internet. Ele conseguiu tirar boas notas e ser sempre aprovado nas disciplinas.
Foram quatro anos de dedicação exclusiva aos estudos acadêmicos até que neste mês de dezembro os dois concluíram suas respectivas faculdades.
A solenidade de formatura, com a entrega dos diplomas, aconteceu no dia 14. Melanie Salazar e o avô Rene Neira subiram juntos ao palco na cerimônia de graduação, que aconteceu dentro de um estádio, com uma grande presença de público.
Rene Neira é um dos exemplos de superação quanto à idade avançada. O idoso não se importou com o fato de ser mais velho que os outros alunos de sua turma e sempre se mostrou muito dedicado e esforçado.
Segundo a neta, o avô teve a oportunidade de cursar em uma faculdade quando era mais novo. Na ocasião, na década de 50, chegou até mesmo a se matricular na St. Mary’s University, em Londres, na Inglaterra.
Porém, ele se casou e teve filhos e a constituição da família o obrigou a suspender o plano de se graduar. Desde então, nunca mais conseguiu encontrar tempo para retomar esse sonho antigo.
Depois de sua aposentadoria, Rene Neira passou a frequentar aulas experimentais das universidades americanas e, com apoio da família, decidiu voltar a estudar.
Todo esse processo foi acompanhado de perto pela neta, que usou as redes sociais para compartilhar a história do avô desde o início dos estudos.
Ela sempre postou fotos dele na escola, dentro da sala de aula ou na frente de um computador realizando pesquisas e trabalhos escolares.
Em suas publicações, Melanie Salazar sempre fez questão de deixar evidente o seu orgulho pelo avô que, apesar da idade avançada, nunca demonstrou interesse em desistir durante a jornada.
A história do idoso serve de exemplo para todos nós que, sempre que estamos diante de alguma dificuldade, logo pensamos em desistir e largar tudo. Nunca é tarde para começar!