Adolescente com câncer terminal realizou o sonho de assistir Homem-Aranha antes de morrer
Se você estivesse lutando contra uma doença terrível e mortal, onde todas as formas existentes para a cura já tivessem sido executadas pelos médicos e nenhuma com o efeito esperado, ou seja, você sabe que tem poucos dias de vida pela frente, qual seria o seu último desejo?
Bem, no caso da linda Sophia Vitória, de apenas 12 anos, a escolha final foi poder assistir ao filme do ‘Homem-Aranha: sem voltar para casa’, que foi lançado há pouco tempo nos cinemas.
A menina acabou falecendo três dias depois de ter realizado esse seu último desejo.
Sophia Vitória tinha uma vida normal até que passou a apresentar alguns problemas de saúde, como dor de cabeça, fraqueza, taquicardia e o fluxo menstrual intenso.
Através dos exames, constatou-se que se tratava de algo muito mais sério do que se esperava: era uma aplasia medular, uma doença rara da medula óssea em que há diminuição da produção das células sanguíneas, que são normais na sua forma e funcionamento.
A doença foi descoberta no mês de julho deste mesmo ano. O tratamento foi realizado no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.
O único meio para a menina seria um transplante de medula óssea, que teve compatibilidade encontrada em uma de suas irmãs.
A cirurgia chegou a ser marcada, mas não aconteceu porque os médicos encontraram um tumor intramandibular, junto à carótida, artéria que leva sangue e oxigênio ao cérebro. O que comprometeu o risco do procedimento.
Foram cinco meses tomando remédios e realizando uma série de tratamentos específicos para tentar reverter o seu quadro clínico e eliminar este câncer.
A situação ficou ainda pior no mês de novembro, diante de uma nova detecção. Sophia foi diagnosticada com mucormicose, infecção fúngica oportunista e altamente invasiva conhecida também como “fungo negro”.
Sophia Vitória precisou ser internada no CTI e intubada e as ações dos médicos para impedir o avanço da infecção não surtiram o efeito esperado e a saúde da adolescente não melhorou.
Com o câncer já no chamado ‘estado terminal’, ou seja, quando não há mais o que ser feito para a cura, os médicos e a família decidiram levar Sophia Vitória para casa, onde ficou sob cuidados paliativos.
Em conversas com a família e pessoas mais próximas, Sophia Vitória tinha manifestado o desejo de assistir ao novo filme do herói da Marvel, o Homem-Aranha.
Diante da situação irreversível da menina, uma pequena mobilização foi feita até que a rede de cinemas Kinoplex, ao tomar ciência do assunto, organizou uma sessão exclusiva para a Sophia Vitória.
Com todos os cuidados necessários e fazendo uso dos equipamentos médicos, como a máscara de inalação, Sophia Vitória pôde assistir ao filme no Shopping Rio Sul, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), na quinta-feira, dia 16 de dezembro.
Além de poder ver ao filme, a garota recebeu outros presentes muito especiais.
O primeiro foi um vídeo gravado pelo ator Willem Dafoe, que interpretou o personagem Duende Verde, um dos vilões do filme. O ator mandou uma mensagem de amor e esperança para a fã.
“Uma amiga me falou sobre você. Sei que você é uma grande fã do Homem-Aranha. Sei que você viu o filme. Eu só queria dizer olá e contar que estou pensando em você e te mandando o meu amor de onde estou, na Itália”, disse no vídeo, que não foi compartilhado publicamente a pedido do próprio ator.
O segundo presentão foi outro vídeo, este enviado diretamente pelo dublador brasileiro Wirley Contaifer, que deu voz ao Homem-Aranha. Ele disse para Sophia Vitória que heróis andam juntos e que, juntos, eles iriam avante. O dublador também exclamou que a garota era um milagre.
Sophia Vitória faleceu por volta das 07 horas da segunda-feira, dia 20 de dezembro, no Hospital Pediátrico da UFRJ, onde estava internada.