Santo do dia: São Lázaro, amigo de infância e ressuscitado por Jesus Cristo
Conhecido no evangelho por ter sido amigo muito próximo de Jesus Cristo – e que mais tarde o ressuscitou do mundo dos mortos –, São Lázaro foi bispo e é considerado o santo padroeiro das pessoas enfermas, abandonadas e dos leprosos.
São Lázaro não possui muitos registros sobre a sua vida, mas é sabido que ele era irmão de Marta e Maria, seguidoras fiéis de Cristo.
A história conta que São Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel.
Jesus tinha o costume de se hospedar na casa de Lázaro durante suas peregrinações pela Terra Santa, juntamente com os seus 12 apóstolos.
São Lázaro foi classificado como uma figura de respeito dentro daquele povoado, tinha a origem nobre e era honesto, além de ser extremamente religioso.
De acordo com o Novo Testamento da Bíblia Sagrada, São Lázaro ficou doente e acabou falecendo enquanto aguardava pela chegada de Jesus Cristo para curá-lo.
Quando Jesus Cristo chega até o local onde estava sepultado o corpo do amigo, ele ordena que retirem a pedra e então o chama de volta à vida, promovendo um dos milagres mais incríveis de todos.
A sagrada escritura cita que o corpo de Lázaro já estava cheirando mal quando Jesus Cristo chegou. Ele havia falecido há quatro dias, mesmo assim, Marta, irmã de Lázaro, não perdeu a fé na ressureição.
O episódio é descrito também como o último grande “sinal” realizado por Jesus, depois do qual os sumos sacerdotes reuniram o Sinédrio e decidiram matá-lo.
Na ocasião, o grupo de opositores também decidiu matar também o próprio São Lázaro, que era a maior prova da divindade de Jesus Cristo.
Para fugir dos sacerdotes, São Lázaro foge para a região da ilha de Chipre, onde mais tarde se tornou bispo de Citio, atual cidade de Lamaca.
Ele teria vivido pelo menos mais 30 anos naquela região, tendo ainda convivido com o apóstolo Paulo. Ele morreu de problemas ocasionados pela idade avançada.
De acordo com registros históricos, suas relíquias foram levadas para Constantinopla por ordem do imperador Leão VI e várias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria.
Em 1972, porém, arqueólogos encontraram achados com inscrições de que seriam os restos mortais de São Lázaro. Estes restos estavam escondidos abaixo da igreja de Lamaca.
A Basílica de São Lázaro foi construída em 890 d.C., era um templo cristão do século V, no qual existia um sarcófago com a inscrição: “Lazaro, o amigo de Cristo”.
Na Igreja antiga, São Lázaro foi venerado de forma errada, já que acabou sendo confundindo com o personagem de mesmo nome citado na parábola do homem rico. Por isso, pensava-se que São Lázaro era um homem muito pobre e miserável e cheio de feridas e, desta forma, se tornou o padroeiro dos leprosos.
Tempo depois, com a correção dos fatos, passou a ser venerado como santo padroeiro das doenças incuráveis e da união da família.
Oração de São Lázaro
“Oh! Milagroso São Lázaro, grande amigo de Jesus, valei-me nesta hora de aflição e doença. Preciso da vossa valiosa cura milagrosa, acredito na ajuda para vencer as lutas do dia a dia, e as forças malignas que procuram tirar-me a paz e saúde.
Oh! São Lázaro cheio de chagas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar meu corpo com enfermidade.
Oh! São Lázaro, ressuscitado por Cristo, iluminai os meus passos, a fim de que, por onde eu andar não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer. E guiado pela vossa luz me desvie de todas as emboscada preparadas pelos meus adversários.
Oh! São Lázaro, guardião das almas, estendei as vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, dos perigos contra a vida, da inveja e de todas as obras malignas.
Oh! São Lázaro, que comia as migalhas caídas da mesa dos ricos, abençoai minha família, o meu pão de cada dia, a minha casa, o meu trabalho, curando todas as doenças do corpo e espirituais, cobrindo-me com o véu da prosperidade do amor, da saúde e da felicidade. Que minha família se mantenha unida. Por Cristo Nosso Mestre, na força e Luz do Espírito Santo. Amém.”
Oração de São Lázaro para curar doenças impossíveis
“Ó, Bendito e glorioso Lázaro de Betânia, Amparo e apoio de Marta e Maria. A te chamo.
Ó, amado e sempre vivo espírito de graça, com a mesma fé e amor que Jesus chamo à porta do teu sepulcro, de onde saíste vivo e curado, depois de teres estado pelo espaço de quatro dias consecutivos com o teu corpo enterrado, sem teres dado o mais leve sinal de impureza e imperfeição.
Assim, também eu te chamo hoje à porta do teu santo espírito para que com a mesma fé que Deus Infundiu-o em ti, nos concedas a união das Igrejas em Cristo, invocando para ele o incomparável amor com que Deus te quis recompensar e resignação com o que soubeste sofrer nos tempos da tua vida material. Amém.”
Oração de São Lázaro para curar feridas
Além das opções anteriores, se você está buscando a sua cura ou a cura de outra pessoa, é indicado orar com muita fé a seguinte oração de São Lázaro:
“Você que alcançou pela fé e pelo amor a salvação da sua carne, peça por mim, ao Senhor Jesus que me salve também. Assim como Marta e Maria pediram por você, de joelhos, eu rogo, São Lázaro, me ajude nas horas tristes, me ampare em minhas dores e livre meu corpo e meu espírito de toda e qualquer doença, cura minha alma de todo e qualquer mal.
Amém.”