DestaquesPolítica

Após dois anos sem partido, presidente Jair Bolsonaro se filia ao PL

O presidente da República, Jair Bolsonaro, filiou-se nesta terça-feira (30) ao PL (Partido Liberal) encerrando um ciclo de dois anos sem ter uma legenda representativa. O evento aconteceu em Brasília e reuniu várias lideranças políticas, inclusive de partidos aliados ao presidente.

Alguns dos ministros também participaram do evento, como Paulo Guedes (Economia), Flávia Arruda (Secretaria de governo), Marcos Pontes (Ciência e tecnologia), Tarcísio de Freitas (infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Milton Ribeiro (Educação), Rogério Marinho (Desenvolvimento regional) e Ciro Nogueira (Casa Civil).

No discurso, Bolsonaro afirmou que não foi fácil optar pelo PL, já que havia recebido o convite de outras legendas, como o Republicanos e o Progressistas. “A filiação, que é a passagem para que possamos pleitear algo lá na frente”, comentou o presidente, destacando que o evento era exclusivo para sua filiação e não o lançamento de sua campanha à reeleição.

O PL será o nono partido da carreira política de Bolsonaro. Em três décadas, o atual presidente passou por PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL. Ele estava sem partido desde 2019, meses após ter sido eleito para o cargo de presidente do País. Na época, enfrentou divergências internas no PSL e tentou criar um partido próprio, batizado e Aliança Pelo Brasil, mas a proposta nunca avançou da fase de coleta de assinaturas.

Como já era esperado, o filho de Bolsonaro, senador Flávio Bolsonaro, também migrou para  PL. É a terceira mudança partidária dele neste mesmo ano, já que em março havia deixado o PSL para ingressar no Republicanos e em maio se filiou no Patriota. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, também foi afiliado neste evento ao PL.

O PL é presidido pelo senador Waldemar da Costa Neto e tem entre seus mais conhecidos filiados o ex-jogador e atual senador pelo Rio de Janeiro Romário. Tem a terceira maior bancada do Congresso Nacional, ficando atrás somente do PT e do PSL e faz parte do chamado ‘Centrão’. Até outubro de 2021, o partido tinha 761.699 filiados, sendo o oitavo maior partido do país.

Deixe um comentário