Morre Walter de Castro, o primeiro secretário estadual de Saúde de MS
Morreu nesta terça-feira (09) o médico, pecuarista e ex-deputado federal Walter de Castro, que também ficou conhecido por ter sido o primeiro secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, ocupando o cargo por dez meses no governo de Marcelo Miranda. Conforme a família, o político estava internado no Hospital Proncor de Campo Grande e teve falência múltipla de órgãos.
Ele tinha 91 anos de idade. O velório ocorre no cemitério Jardim das Palmeiras, na Avenida Tamandaré, 6934, no Seminário. O sepultamento está marcado para 14h30.
Castro formou-se em medicina em 1956 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez especialização em cirurgia geral, colpocitologia oncótica e cirurgia plástica. Entrou na política nos anos 50 e foi eleito vereador de Campo Grande em 1963, ficando no cargo até 1967. Esteve filiado ao MDB, foi líder de bancada e presidente do diretório municipal da Capital.
Saiu da câmara para ser deputado estadual de Mato Grosso em 1967, ficando no cargo até 1971, quando sofreu uma incrível derrota nas urnas, ao tentar o mandato de deputado federal em 1970 e, mesmo sendo o mais votado de partido, não foi eleito por causa do baixo quociente eleitoral.
Mas não desistiu e conseguiu entrar para a Câmara dos Deputados em 1974, sendo reeleito já pelo recém-criado Estado de Mato Grosso do Sul no ano de 1978, mas se licenciou para ser o primeiro secretário de Saúde de MS, após o fim da Fundação de Saúde de Mato Grosso do Sul. Esteve na pasta de 02 de agosto de 1979 até 23 de maio de 1980, no governo de Marcelo Miranda.
Foi filiado também no PDS, PTB, PMDB e PDT. Nas eleições de 1982, candidatou-se a senador da República, mas foi derrotado e nunca mais conseguiu ser eleito, passando a dedicar-se à medicina, trabalhando nas cidades de Antônio João, Aquidauana, Maracaju e Nioaque.
No ano de 1988 foi nomeado procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, de onde se aposentaria após dez anos. Em seguida, esteve como secretário municipal de Saúde em Aquidauana, em 1998, e ainda presidiu o Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados de 2004 a 2009.