Deputados fazem apelo por convocação dos remanescentes do concurso da Agepen
O deputado estadual Coronel David (sem partido) utilizou a tribuna virtual nesta manhã (11) para falar sobre o último concurso público, realizado em 2016, para a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). “É necessária a convocação dos remanescentes deste concurso, são quase 300 candidatos, que, se forem convocados, farão o curso de formação, tomarem posse, e irão preencher as vagas existentes nas unidades prisionais do Estado”, informou.
O deputado ainda lembrou sobre a função da polícia penal, no Estado. “Além de recomporem os quadros da Agepen, também vão fazer com que a nossa Polícia Militar [PMMS] deixe de realizar algumas atividades da segurança penitenciária, atuando na prevenção e repressão ao crime, levando mais segurança ao povo de Mato Grosso do Sul”, ressaltou Coronel David.
O deputado Barbosinha (DEM) reiterou a importância da chamada desses candidatos remanescentes. “A desoneração de pessoas que deixaram de trabalhar no sistema carcerário desde 2007, com vacância e óbitos, foi de 867 agentes. E nesse ínterim houve ampliação de presídio em Três Lagoas, Corumbá, Naviráí, inauguração de presídios em Campo Grande, entre outras ações estruturais. Há muita demanda de pessoal, e não há tempo hábil para a realização de outro concurso público”, frisou o parlamentar.
“Se eles assumirem, desoneram as outras polícias, a militar e a civil. Brevemente, todo o trabalho que é feito pela Polícia Militar, inclusive em Dourados, há estimativa de serem assumidos pelos policiais penais, é a especialidade deles, recebem treinamento para isso, clamamos a sensibilidade do governador do Estado, Reinaldo Azambuja [PSDB]”, declarou Barbosinha.
Arena multiuso
Barbosinha ainda falou das arenas multiusos que serão implantadas no Estado. “Das seis que seriam para Dourados, eu solicito a implantação de uma delas em um campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na sede, em Dourados, para beneficiar 8 mil universitários, para que os alunos possam realizem atividades físicas”, explicou.