Chapecoense é o primeiro time rebaixado para a Série B do Brasileirão
A Chapecoense teve confirmada nesta quarta-feira (11) o que já era esperado por todos os torcedores, o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Em último lugar na classificação geral e faltando apenas sete rodadas para o fim, o Verdão do Oeste já não tem chances matemáticas de deixar o Z4.
A confirmação da queda, a segunda na história da Chape – a primeira foi em 2019 -, veio após a vitória do Santos sobre o Bragantino por 2 a 0 na Vila Belmiro. Com este resultado, o Bahia, que joga ainda nesta quinta-feira (11) contra o Flamengo no Maracanã, passou a ser o primeiro time fora do Z4, com 36 pontos.
Mesmo se vencesse todos os sete jogos restantes, a Chapecoense somaria os mesmos 26 pontos que o Tricolor Baiano, no entanto, ficaria atrás por conta do número de vitórias, primeiro critério de desempate. Enquanto os baianos possuem nove vitórias, a Chape pode chegar no máximo a oito, caso vença todos os seus próximos compromissos.
Desta forma, o objetivo dos catarinenses neste restante da competição passa a ser o de não ficar marcado na história como a pior campanha desde o surgimento dos pontos corridos, em 2003. Até então, as marca pertence ao América-RN, que em 2007 somou apenas 17 pontos em todo o campeonato.
A Chape tem, até o momento, 15 pontos, com apenas uma vitória conquistada, 12 empates e 18 derrotas. O time ainda registra um saldo negativo de -26 gols. Após a confirmação do rebaixamento, o clube se manifestou através das redes sociais: