Política

Deputados pedem atendimento psicossocial às escolas

O deputado Evander Vendramini (PP) apresentou dois requerimentos, durante sessão virtual desta quarta-feira (29), para atender alunos da Rede Estadual de Ensino e indígenas da região de Aquidauana.

Quanto ao pedido educacional, encaminhado à Secretaria de Educação do Estado, o parlamentar pede o cumprimento da Lei 13.975, que determina que as redes básicas de ensino devem contar com o serviço de psicologia e psicossocial. “Ontem em colégio de Campo Grande um menino entrou com um simulacro de arma, causou maior confusão. Essa criança parece que sofre de depressão e esse apoio está previsto na lei. Tenho cobrado, porque ainda mais agora com a volta da pandemia, as pessoas voltam muito sob pressão, a crise que vive o país, a pressão em casa, altera o psicológico dessas pessoas. A Secretaria deve acompanhar e fazer trabalho de prevenção. Felizmente ontem não teve nada grave, mas temos que prevenir, pois o trabalho de um psicólogo pode salvar muitas vidas”, ressaltou Evander.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) concordou e reiterou que também enviou indicação para equipe multidisciplinar atender aos estudantes professores. “Volto a fazer também esse pedido,  no sentido de dar aporte a todos. Com relação a esse caso em Campo Grande, esse menino depois falou que estava com pensamentos suicidas. Olha a preocupação com toda essa estrutura”, lamentou a deputada que convidou a todos para audiência pública a ser realizada amanhã, com o tema de prevenção ao suicídio – saiba mais aqui.

O deputado Evander ainda enviou outro requerimento à Fundação Nacional do Índio (Funai), solicitando a permanência do atual presidente Valdir da Silva em Aquidauana, justificando em razão do excelente trabalho do gestor. “Fui chamado em uma reunião com cerca de oito caciques que me entregaram um documento com esse pedido. A Funai tem feito muita política e não está contemplando aquilo que desejam as lideranças indígenas. O Valdir é indígena, fala a linguagem deles, é presente dentro das aldeias e a direção parece que quer substituí-lo. Então pediram para eu dar esse recado e ainda dizer que se não atenderem eles disseram que vão se manifestar para fazer valer o pensamento da maioria com novas ocupações e protestos”, destacou o parlamentar.

Evander Vendramini disse ainda que está em Corumbá e visitou a estrada da BR 262 até Porto Esperança. “Está ficando uma maravilha a nova obra, com aterro de 3,5m de altura, ponte de concreto, em um ponto tradicional a Corumbá e Ladarário, será uma redenção da população pantaneira. A população espera há 109 anos. Eles ficam isolados. Ali era o porto que atendia o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul com mercadorias. Hoje lá existe uma comunidade tradicional, também existe um porto de mineração. Então de público quero reconhecer o trabalho de toda a equipe da Agesul”, finalizou Evander Vendramini.

O deputado Herculano Borges (Solidariedade) concordou. “É uma obra que merece ser destacada. Parabéns ao Governo do Estado”, disse.

Deixe um comentário