Infraestrutura: Confira as obras no Complexo OAB/MS e Subseções
Nascedouro de lutas para o melhor rumo do Estado e país, a Ordem dos Advogados do Brasil está atenta às necessidades da classe e da sociedade. Nesta Semana da Advocacia apresenta relatório com as obras realizadas no Complexo OAB/MS e Subseções do Interior.
A OAB/MS e a Caixa de Assistência (CAAMS), com investimentos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), fizeram diversas obras, construções e reformas de prédios da Capital e Interior nas gestões 2016/18 e 2019/21.
Mesmo em um momento de crise, segundo o Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, “a Seccional se empenhou para dar condições, oferecendo possibilidades, como novas sedes, escritório compartilhado, e dando dignidade para o exercício pleno da advocacia em todo o estado de Mato Grosso do Sul”.
No Complexo OAB/MS, CAAMS e ESA/MS foi feita a troca do piso e azulejos, aberturas de acesso, portas de vidro, reforma dos gabinetes e dos banheiros e gramado na CAAMS, além da pintura dos muros e troca de 6 mil tijolos. Foram criadas novas salas para o Protocolo e TI, bem como comprados novos computadores, notebooks, televisor, ares-condicionados, cadeiras e poltronas.
“Estamos encerrando nossa gestão com chave de ouro. Temos certeza que cumprimos nossa missão institucional de atender a todos, independentemente de posição política interna na casa. Hoje, olhando para trás, temos a sensação de que encerraremos nosso mandato em dezembro com a sensação de dever cumprido e que entregaremos a entidade em situação muito melhor que pegamos”, frisou o Secretário-Geral Stheven Razuk.
A instituição ganhou um estacionamento nas laterais e fundo, com mais de 250 vagas. No local ainda foram colocados colocado piso-grama, calçada e instalados bancos para descanso e comodidade de usuários e funcionários das três entidades.
As obras, para o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha, representam “o comprometimento da Seccional com a advocacia da Capital e do Interior, mostrando eficiência e transparência na melhor aplicação dos recursos para a classe, principalmente em resposta aos anseios da advocacia em um momento pandêmico”.
Foi inaugurado na pandemia Espaço Compartilhado no Complexo, com salas privativas, 10 estações de trabalho, impressora e uma sala de reunião para aqueles que estão iniciando a carreira ou sem local para trabalhar. Toda a estrutura equipada para videoconferências e com acessibilidade aqueles que precisam.
O auditório passou por reforma enquanto esteve fechado para eventos na pandemia. A reinauguração foi no último dia 9 de agosto, Semana da Advocacia, com entrega de carteira. No período, ele ganhou nova pintura, iluminação e mobília para melhor acomodação ao público.
Para melhor acesso ao prédio, foram instaladas duas plataformas de elevação ao andar superior, corrimão, piso tátil em toda extensão da OAB/MS e CAAMS, placas de sinalização, bem como a construção de rampas de acesso no estacionamento.
O Complexo OAB/MS recebeu ainda investimento do Conselho Federal para a implantação de um sistema de energia fotovoltaica e a construção de um poço artesiano. A previsão é que a instalação economize aproximadamente R$ 400 mil por ano em energia elétrica.
Foi construída a Sala de Estado Maior no Presídio Militar Estadual, em Campo Grande, fruto de convênio com Tribunal de Justiça de MS (TJMS), Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública de MS (Sejusp) e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Estado de MS (Agepen).
As salas da justiça federal, trabalhista e Presídio de Trânsito em Campo Grande, receberam ares condicionados, computadores e o Presídio da Gameleira e Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Zozi” interfones para comunicação.
Subseções
A OAB/MS, compreendendo a necessidade e efeitos da crise, melhorou a infraestrutura do Interior. Após conhecer a realidade e pensando nos advogados que atuam nas 31 Subseções foram construídas e/ou reformadas diversas Sedes, construídos escritórios compartilhados, espaço multiuso, instalação de internet Wi-Fi e outras reformas.
De acordo com o Presidente da CAAMS José Armando Amado, foram mais de 70 obras para a advocacia sul-mato-grossense. “Os investimentos da OAB/MS, CAAMS e Fida demonstram o compromisso que a gestão da Seccional tem com seus profissionais. As novas Sedes pertencem não apenas à advocacia, mas à sociedade. Os advogados e advogadas terão agora uma infraestrutura condizente com seu trabalho, e um espaço confortável e equipado para o dia a dia”.
Em um momento de crise devido à pandemia, no qual muitos advogados fecharam as portas e/ou estão em homeoffice, foram construídas novas Sedes nas Subseções de Jardim, Bonito, Bataguassu, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Sedes da CAAMS em Dourados e Nova Alvorada do Sul. As Sedes ganharam mobília, computador, ar condicionado e impressora.
Reconhecendo que a advocacia do interior talvez sinta os efeitos da crise com mais intensidade, foram reformadas as Subseções de Bela Vista, Ponta Porã, Naviraí, além do espaço social de Dourados e o Hotel de Trânsito da Capital, e entregues escritórios compartilhados em Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Naviraí, Corumbá, Nova Alvorada, Nova Andradina e na CAAMS Dourados, que também recebeu vidro e ar condicionado. Os escritórios ainda receberam salas de reunião, para que a advocacia possa atender seus clientes de forma reservada, imobiliário de qualidade, equipamentos de ponta para atendimento à advocacia e comunidade em geral.
Aparecida do Taboado, Bela Vista, Caarapó, Chapadão do Sul, Paranaíba, Três Lagoas receberam nova mobília, computadores e aparelhos de ar condicionado.
Todas as Subseções receberam kits de biossegurança, com medidor de temperatura e álcool. Com a realização de videoconferências, as Subseções e Salas de Aquidauana, Bela Vista, Caarapó, Cassilândia, Coxim, Corumbá, Jardim, Miranda, Naviraí, Ponta Porã, Três Lagoas receberam kits com fones de ouvido, caixas de som e webcam.
São Gabriel do Oeste, Ponta Porã, Cassilândia e Ivinhema ganharam Espaços Multiusos. Coxim e Aquidauana espaço gourmet.
Foram construídos ainda muros e calçadas em São Gabriel, Camapuã e Rio Brilhante, e implantada uma plataforma elevatória de Nova Andradina.