Esportes

Uruguai vence o Chile em jogo de favoritos da Copa América

Com um gol de Cavani, o Uruguai venceu o Chile por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela última rodada do Grupo C, e avançou às quartas de final do torneio como primeiro colocado da chave. No segundo lugar, os chilenos também estão classificados para próxima fase.

O duelo foi intenso do começo ao fim, alternado algumas boas jogadas com lances mais duros. E teve ainda torcedor invasor e o uruguaio Suárez pedindo um pênalti por toque de mão do goleiro chileno dentro da área (!).

Nas quartas de final

O Chile, segundo no Grupo C, com seis pontos, joga na sexta-feira, às 20h, contra a Colômbia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Já o Uruguai, primeiro da chave, com sete pontos, encara o Peru, no próximo sábado, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador.

Primeiro tempo

A etapa inicial foi dividida em dois momentos: um com predominância do Chile e outro com domínio do Uruguai. Do lado dos chilenos, Alexis Sánchez teve chance de fora da área, assim como Opazo e Aránguiz, que recebeu passe de letra de Sánchez. Os uruguaios, por outro lado, assustaram com Arrascaeta de longe, com Suárez, que não conseguiu passar pelo goleiro Arias e, mais para o fim do primeiro tempo, com Cáceres, após cobrança de escanteio.

Arrascaeta escorrega, e Sánchez fica com a bola
Arrascaeta escorrega, e Sánchez fica com a bola (Foto: André Durão)

Segundo tempo

Na etapa final foi o Uruguai que tomou a iniciativa. No primeiro minuto, Godín desviou cobrança de escanteio de Arrascaeta e viu Arias defender. A resposta do Chile veio na sequência, aos dois minutos, em chuta de Sánchez, que passou longe do gol. Aos nove, a bola bateu na mão de Godín dentro da área, e os chilenos pediram pênalti, mas o árbitro brasileiro Raphael Claus mandou seguir. Com o passar do tempo, o jogou ficou cada vez mais truncado, com excesso de faltas e poucas chances de gol. Aos 23, porém, a melhor chance do jogo. Paulo Díaz, de cabeça, só não abriu o placar para o Chile porque Giménez tirou em cima da linha. Na resposta do Uruguai, gol. Aos 36 minutos, após cruzamento de Rodríguez, Cavani, artilheiro, marcou.

Cavani comemora o gol do Uruguai ao lado de Suárez
Cavani comemora o gol do Uruguai ao lado de Suárez (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

Invasão de campo e… falta nele

Aos 28 minutos do segundo tempo, um torcedor invadiu o gramado do Maracanã. Quatro seguranças tentavam pegar o rapaz quando o zagueiro Jara, do Chile, fez uma “falta” no invasor e facilitou o trabalho da segurança. Os jogadores do Uruguai chegaram a cobrar uma punição ao chileno. Sem sucesso. Na Central do Apito, o comentarista Paulo Cesar de Oliveira disse: “Não foi nada. Apenas um trabalho para ajudar os seguranças. O torcedor mereceu”.

*Por Globoesporte

Deixe um comentário