Capital

‘Acordo de irmandade’ prevê rota de exportação de produtos campo-grandenses via hidrovia Paraná/Paraguai

Na busca de novos mercados para escoar a produção de Campo Grande, a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) recebeu nesta segunda-feira (23) alguns membros da Associação Comercial e Industrial de Concepción-PY com a possibilidade de abrir uma porta de entrada para o Mercosul via hidrovia Paraná/Paraguai.

Para o secretário da Sidagro, Rodrigo Terra, a utilização dos portos do Paraguai para escoar produtos pela hidrovia até Buenos Aires abre um mercado de mais de 20 milhões de pessoas onde os produtos de Campo Grande e dos os municípios do Mato Grosso do Sul podem chegar para as principais cidades da América do Sul.

Presidente da Asociación de Comerciantes e Industriales de Concepción, Rodrigo Fleitas Alvares destaca a importância cultural e comercial do acordo. “Estamos apresentando Concepción como mais uma possibilidade de integração comercial e de transporte em contêineres para as principais cidades do Paraguai, Argentina e Uruguai via rodovia, ferrovia e hidrovia. Temos muita estima por Campo Grande porque há muitos paraguaios e descendentes nesta região e, assim, estamos estudando estabelecer o acordo no âmbito comercial, cultural e de turismo.

A próxima reunião está prevista para setembro onde uma comitiva de Campo Grande visitará o local. O objetivo é a parceria ser firmada através do Acordo de irmandade, conhecido como Cidades Irmãs visando aumentar a participação do comércio regional nas exportações e importações de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e diversificar a oferta de bens e serviços, em benefício de empresas e consumidores.

Sobre Concepción

Concepción tem cerca de 100 mil habitantes e fica a 515 Km de Campo Grande. Além do porto, a região tem indústria de papel e celulose, cimento e um frigorífico e também conta com armazenagem e exportação de grãos das regiões vizinhas para o Mercosul.

Deixe um comentário