Empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono do Grupo CAOA, morre aos 77 anos
Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa, morreu aos 77 anos na madrugada deste sábado (14), em São Paulo, segundo a assessoria de imprensa da empresa. Em nota, a Caoa disse que “Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos” (leia íntegra ao fim desta reportagem).
Natural de João Pessoa (PB), Andrade era formado em medicina. O velório deve acontecer na tarde deste sábado, na capital paulista, no cemitério do Morumbi.
Trajetória
Carlos Alberto de Oliveira Andrade começou as atividades no setor automotivo ao adquirir um Ford Landau na concessionária Ford de Campina Grande (PB), cidade onde nasceu. Em 1979, a revendedora faliu e ele propôs assumir o comércio em troca do pagamento do veículo.
Na década seguinte, a Caoa se tornou o maior revendedor da marca no Brasil. Em 1992, se tornou a importadora oficial da marca Renault no país e, em 1998, da Subaru.
No ano de 1999, deu início com a parceria com a Hyundai, fazendo a marca se expandir pelo país. Em 2007, inaugurou a primeira fábrica da montadora no país, em Anápolis.
Em 2017, a Caoa fechou parceria com a chinesa Chery para a produção e distribuição dos carros na América Latina.
Carlos Alberto de Oliveira Andrade recebeu o prêmio de executivo do ano 2019 da revista AutoEsporte.
Nota da Caoa
Leia a íntegra da nota da Caoa:
É com profundo pesar que informamos o falecimento do nosso fundador e Presidente do Conselho, Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje.
Dr. Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.
A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento.
Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da CAOA, como a Ford, a Hyundai, a CAOA CHERY e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira.
O velório será hoje no cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.
*Por G1