Olimpíadas: Brasil tem o melhor início da história do Jogos; 56 países já foram ao pódio
O título inédito do surfista Ítalo Ferreira no torneio de surf nesta quarta-feira (27) levou o Brasil para o seleto grupo de países que já conquistaram, pelo menos, uma medalha de ouro nestes Jogos Olímpicos de Tóquio. Além disto, com mais este pódio, o Brasil registra o melhor início de uma Olimpíadas em toda a história.
Com 5 pódios ao todo, sendo um ouro, duas de prata e duas de bronze, o Brasil saltou da 21ª para a 14ª colocação no quadro geral de medalhas. Além da conquista de Ítalo no surfe, o país também foi prata duas vezes no skate (Rayssa Leal e Kelvin Hoefler) e bronze no judô (Daniel Cargnin) e na natação (Fernando Scheffer). Até então, o melhor desempenho do Brasil no início dos Jogos tinha sido em Londres 2012, com três pódios, sendo um ouro, uma prata e um bronze.
O quadro é liderado pelo Japão (10 ouros, 3 prata, 5 bronze), seguido de perto pelos Estados Unidos (9 ouro, 8 prata, 8 bronze), China (9 ouro, 5 prata, 7 bronze), Rússia (7 ouro, 7 prata, 4 bronze) e a Grã-Bretanha (4 ouro, 5 prata, 4 bronze). A classificação é feita pelo número total de medalhas de ouro, depois pelo prata e, por fim, de bronze.
No acumulado de medalhas, os Estados Unidos possuem 25 premiações, acompanhados pela China, que soma 21 pódios, Japão e a Rússia têm 18 cada e a Grã-Bretanha completa os cinco primeiros com 13.
Após quatro dias de jogos abertos, 56 países já conquistaram, ao menos, uma medalha, independente de qual seja a cor. Até ontem, 51 países haviam subido ao pódio. Dos premiados, 30 faturaram ao menos um ouro (oito a mais).
Entre as mudanças no quadro de medalhas, destaque para a Alemanha, que tinha apenas medalhas de bronze e nesta quarta-feira faturou duas de ouro e agora está na 10ª colocação. A Bermudas entrou para história dos Jogos ao obter pela primeira vez uma medalha de ouro olímpica.