Com saúde em caos, MS tem o 1º paciente morto em outro Estado por Covid-19
A paciente Nice Menani, que havia sido transferida da cidade de Dourados para Porto Velho (RO) na semana passada, faleceu na noite de segunda-feira (07). Ela é uma das 16 pacientes com Covid-19 que foram encaminhadas para outros Estados do País devido a falta de leitos de UTI nos hospitais de Mato Grosso do Sul.
Nice Menani tinha 52 anos e era moradora de Dourados. Pelas redes sociais, familiares e amigos lamentaram o ocorrido. “Hoje Deus recolheu uma linda Estrela para o céu minha maninha que Deus cuide muito bem de vc meu coração esta em pedaços”, postou a irmã da paciente, Claudia Menani.
Procurada, a Secretaria do Estado de Saúde (SES) disse que ainda está analisando como será feito o translado do corpo da paciente, o que ainda não tem data certa para acontecer.
Não conseguimos contato com a família.
Pacientes transferidos
Ao todo, 16 pacientes com Covid-19 já foram transferidos para outros locais pela SES. A primeira transferência foi de uma moradora de Bonito, encaminhada para Porto Velho (RO) na quinta-feira (03).
Na sexta-feira (04), sete pacientes de Dourados e um de Itaquiraí, que estava internado em Eldorado, também foram levados para a cidade. Entre estes estava a Nice.
No domingo (05), outros cinco pacientes, sendo dois de Campo Grande e três de Maracaju, foram levados para São Paulo (SP).
Na segunda-feira (7) mais dois sul-mato-grossenses foram internados em hospitais de Rondônia e São Paulo.
Saúde em caos
Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde, na segunda, foram confirmados mais 1.650 casos novos e 63 mortes; as UTIs estão com ocupação de 109% e o estado está mandando pacientes graves para outras unidades da federação.
Além de grande número de infectados e mortes, o estado registra uma superlotação nos hospitais. Nesta segunda, 1.303 pacientes estão internados, sendo 751 em leitos clínicos e 552 em unidades de terapia intensiva (UTIs).
Até segunda, Mato Grosso do Sul tinha uma fila com 271 pacientes com Covid ou suspeita de que estão com a doença na fila por um leito clínico ou de UTI nos hospitais.
A Central Estadual de Regulação está levantando a possibilidade de novas transferências. O Estado também realiza tratativa para a transferência de pacientes para o município de São Bernardo do Campo (SP) e para o Estado do Amazonas.