Prefeitura busca inserir Campo Grande no contexto internacional de forma competitiva
A Superintendência de Comércio Exterior da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia), mantém seu trabalho de inserção de Campo Grande no cenário internacional, através do fomento do desenvolvimento econômico em parceria, inicialmente, com países do Mercosul. Na última quinta-feira (20) foi realizado encontro online com Luis Mariano Fernández, Secretário Pró Tempore da ZICOSUR – Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul.
A pauta tratou de assuntos pertinentes ao desenvolvimento econômico e da colaboração mais efetiva da Capital em temas de comércio, indústria, serviços e agronegócio dentro do bloco. Ainda, foi abordada a Rota de Integração Latino-Americana (RILA) como forma de desenvolvimento, integração e abertura regional, no intuito de fomentar o intercâmbio e a aproximação no âmbito das relações culturais, sociais e econômicas entre os países vizinhos e Campo Grande.
“Campo Grande oferece múltiplas potencialidades econômicas, uma vez que o bloco está situado numa das áreas mais ricas do planeta. Assim, o intercâmbio comercial não só com a Ásia, mas também os países membros são prioritários para o pleno desenvolvimento das regiões que integram a ZICOSUR”, disse a secretária adjunta da Sedesc, Mara Bethânia.
Para o gerente de Promoção de Campo Grande no Exterior, Paulo César Fialho, “a reunião é o início de um processo de soluções conjuntas, focada em estratégias de cooperação regional como resposta ao contexto da globalização, com o intuito de conceber programas, políticas e ações de desenvolvimento voltadas à consolidação de Campo Grande no âmbito internacional de investimentos, produção e comercialização”.
Inserção necessária
Conforme Luis Mariano Fernández “O principal objetivo da ZICOSUR é inserir a sub-região no contexto internacional de forma competitiva, desenvolvendo o comércio exterior com os mercados globais através da articulação de eixos temáticos (comércio e indústria; infraestrutura e serviços; meio ambiente; turismo e cultura), promovendo a integração social e cultural dos povos, para alcançar o desenvolvimento econômico-social”. Agindo assim serão respeitados os desafios de responsabilidade ambiental e social, das partes que compõem a Zona de Integração.
O encontro ainda contou com a lembrança ao acordo de “cidade-irmã” celebrado com San Salvador de Jujuy, argentina. A oferta produtiva e exportável da região é diversa e atrativa para o Mato Grosso do Sul, dessa forma, existe o interesse mútuo em incentivar a mescla das cadeias produtivas. “O potencial de negócios da extensa região varia desde a fruticultura de cítricos, passando pela mineração e chegando ao turismo”, afirma o superintendente de Comércio Exterior da Sedesc, Jhony Cezar Costa.
Canadá no foco
Novas reuniões da Superintendência de Comércio Exterior já estão agendadas e dia 9 de junho tem reunião virtual com o Escritório da província canadense do Quebec em São Paulo (BQSP), com o intuito de estreitar o relacionamento e apresentar algumas das potencialidades de Campo Grande. O BQSP é a representação do Governo do Quebec no Brasil cobrindo, portanto, todo o território nacional, com a missão de promover o Quebec e apoiar negócios em áreas prioritárias, desenvolvendo o relacionamento e a promoção das trocas em setores da economia, incluindo o comércio e a inovação, além de fomentar a cultura, a educação, a pesquisa e a atração de talentos.