Sylvinho, multicampeão nos anos 90, está de volta ao Corinthians agora como técnico
Multicampeão nos anos 90 pelo Corinthians, o ex-lateral Sylvio Mendes Campos Júnior, o popular Sylvinho, de 47 anos, está de volta ao Timão agora como treinador. No domingo (23), o clube anunciou o fechamento do contrato por duas temporadas com o comandante, revelado justamente nas categorias de base do alvinegro paulista.
O Corinthians estava sem técnico desde a eliminação no Campeonato Paulista para o Palmeiras. De lá para cá, buscou por alternativas nacionais, como o experiente REnato Gaúcho, e também estrangeiras, como Diego Aguirre, mas nenhum dos nomes aceitaram as propostas ofertadas.
Sylvinho estava sem clube desde 2019, quando deixou o comando do Lyon, da França. Atualmente, mora em Porto (POR). Como jogador pelo Timão, conquistou a Copa do Brasil de 1995, o Brasileirão de 1998 e o Paulistão de 1995, 1997 e 1999. Na Europa, atuou pelo Arsenal, Celta de Vigo, Barcelona e Manchester City, seu ultimo time como jogador profissional.
A carreira de treinador começou em 2011 como auxiliar de Vagner Mancini no Cruzeiro. a dupla também passou pelo Sport no ano seguinte. Em 2013, foi auxiliar técnico no Corinthians e, em 2016, assumiu a mesma função na seleção brasileira. Chegou a ser anunciado como técnico da seleção olímpica, mas recusou para assumir o Lyon.
Ainda em 2016, Sylvinho foi cotado para ser técnico do próprio Corinthians na gestão de Roberto de Andrade, hoje diretor de futebol, mas optou por seguir na Europa para terminar cursos da Uefa. Na ocasião, ele trabalhava como auxiliar da Inter de Milão.
Como treinador efetivado, o Timão será apenas a sua segunda experiência. No Lyon, o retrospecto foi negativo, com apenas 11 jogos disputados somando quatro derrotas, quatro empates e três vitórias, aproveitamento de quase 40%.