“Ricardo Salles precisa ser exonerado”, defende Kemp durante sessão
Na manhã desta quinta-feira (20), o deputado Pedro Kemp (PT), nas explicações pessoais durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), comentou fatos envolvendo o ministro do meio ambiente Ricardo Salles e o presidente do Ibama atualmente afastado, Eduardo Bimo, que estão sendo investigados pela Polícia Federal.
“Bolsonaro escolheu a dedo pessoas incompetentes e irresponsáveis. Fez trocas importantes em ministérios estratégicos: Estamos no quarto ministério da saúde, terceiro ministro da educação. O ex-ministro de relações exteriores entrou em embates verbais estremecendo a nossa relação com o principal fornecedor de insumos para vacina e tivemos três ministros da justiça até agora”, detalhou Kemp ao criticar o governo federal.
Para o deputado, “Ricardo Salles precisa ser exonerado”. Kemp afirmou que o atual ministro do meio ambiente é contrário à defesa do meio ambiente. “Nosso país é riquíssimo, temos a Amazônia, o Pantanal, e o ministro do meio ambiente conspira contra o meio ambiente. Outros países estão preocupados com as nossas queimadas, com o desmatamento”, alertou o deputado.
Kemp relembrou, ainda, que na imprensa foi divulgada uma reunião gravada na qual Ricardo Salles teria feito afirmações no sentido de flexibilizar as legislações que protegem o meio ambiente. “Ele disse que precisa passar a boiada, aproveitar que a imprensa está distraída com a pandemia. Flexibilizar a legislação do meio ambiente. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que acaba com a licença ambiental, então isso já está acontecendo”, disse Kemp.
Em aparte, Eduardo Rocha (MDB) concordou com Kemp sobre a exoneração do ministro Salles. “Foi feita uma queixa crime no Amazonas contra esse ministro e o delegado foi demitido. Tem gente grande protegendo e está na hora de demitir esse ministro”, afirmou.