Presidente do TRT24 é nomeado Ministro do TST
O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24), Desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior foi nomeado, na quinta-feira (6), Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, o Vice-Presidente Walfrido de Azambuja Júnior e o Secretário-Adjunto do Conselho Federal Ary Raghiant Neto parabenizam pela conquista.
O Presidente Mansour Elias Karmouche foi comunicado, no início desta noite pelo Corregedor do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Ladislau Ramos, da nomeação pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro. Ele congratulou o agora Ministro Amaury Pinto Rodrigues Júnior “felicitando-o em nome da advocacia sul-mato-grossense e reforçando ainda os estreitos laços do magistrado com a OAB/MS, cuja participação é muito frequente”.
Para o Secretário-Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant Neto, a nomeação representa “uma grande conquista para a comunidade jurídica sul-mato-grossense, afinal, trata-se de um magistrado íntegro, probo e que sempre dialogou com a advocacia; ganha o TRT24, a magistratura trabalhista e o Estado de Mato Grosso do Sul”.
O Vice-Presidente da OAB/MS Walfrido de Azambuja Júnior parabenizou o agora Ministro Amaury Rodrigues Pinto Junior, destacando sua complacência na condução dos trabalhos. “Doutor Amaury representa para nós advogados uma pessoa humana, inteligente e ponderada. Perde Mato Grosso do Sul um excelente Desembargador, mas ganha o Brasil um Ministro expoente, que vai fazer diferença na Corte Maior. Peço a Deus que o ilumine e que mantenha a serenidade e discernimento”.
O Ministro Amaury ocupará a vaga do ex-Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, também oriundo do nosso Estado. Na lista tríplice escolhida pelo Pleno do Tribunal havia os nomes de Amaury Rodrigues Pinto Júnior e as desembargadoras Jane Granzoto, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), Morgana Richa, do TRT da 9ª Região (PR).
Trajetória
Natural de Curitiba (PR), bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16/5/2001, foi promovido, por merecimento, a Desembargador do TRT da 24ª Região, presidiu a corte no biênio 2006/2008 e é o atual Presidente do TRT.