Capital tem redução de 30% nos casos de Dengue
Os casos notificados de dengue em Campo Grande tiveram redução 30% no último mês, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (05) pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), o que sinaliza uma estagnação na epidemia da doença e reflete positivamente às ações de enfrentamento.
Conforme o boletim epidemiológico, no mês de abril foram registrados 9.600 casos notificados de dengue, enquanto que no mês maio foram 6.780 notificações, o que representa uma redução de aproximadamente 30%. De janeiro até agora, foram registrados 35.439 casos, sendo 8.768 confirmados e oito óbitos. Os casos de zika e chikungunya somam 357 e 178, respectivamente.
O boletim epidemiológico completo e a série histórica de casos estão disponíveis para download no link http://www.campogrande.ms.gov.br/sesau/boletins-epidemiologicos-2019/
Na avaliação do secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o resultado é reflexo das ações de enfrentamento que vem sendo executadas pela secretaria, através da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), e parte também da conscientização da população de que é necessário o envolvimento de todos no combate ao mosquito.
” Foi necessário um esforço muito grande e envolvimento de todos para que a gente pudesse enfrentar o cenário em que encontramos, mas felizmente estamos vencendo a epidemia de dengue e vamos nos manter vigilantes”, disse.
Apesar da redução no número de casos, as ações de rotina e os mutirões continuam sendo intensificados, principalmente nos bairros onde ainda há uma concentração maior de casos notificados das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.