Esportes

Fifa confirma Catar como sede do Mundial de Clubes em 2019 e 2020

A Fifa confirmou nesta segunda-feira a realização do Mundial de Clubes neste ano com sede no Catar, que também receberá a edição de 2020. Ambos acontecerão no fim do ano em datas ainda a serem divulgadas. A decisão foi tomada durante reunião do conselho da entidade, em Paris.

Essas duas edições serão disputadas no atual formato, que tem o Real Madrid como atual campeão. Ou seja: campeões dos cinco continentes (América do Sul, Europa, América Central e do Norte, Oceania e África) mais um representante do país-sede (geralmente, o campeão nacional local). Antes do Catar, receberam o Mundial de Clubes do modo como hoje é disputado o Japão, os Emirados Árabes e Marrocos.

Liverpool (Europa), Esperancé (África), Hienghène Sport (Oceania) e Monterrey (América Central e do Norte) são os quatro times já garantidos na competição em dezembro. Faltam os representantes da América do Sul, da Ásia e do país-sede, no caso, o Catar.

Novo formato em 2021

A partir de 2021, entretanto, o Mundial será realizado a cada quatro anos, numa nova fórmula, com 24 clubes. O formato que vinha sendo colocado em prática desde 2005 é alvo de críticas internas na própria Fifa. Tanto que mudar sua fórmula de disputa (e sua frequência) era uma das prioridades da atual administração da entidade. E, após mais de um ano de estudos, a Fifa conseguiu em março deste ano aprovar o novo formato de disputa do Mundial de Clubes.

A Associação de Clubes da Europa (ECA) se posicionou publicamente contra a nova fórmula de disputa do Mundial. Mas o presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou em entrevista ao GloboEsporte.com em abril que os clubes europeus vão participar do torneio.

Critérios para entrada de sul-americanos

Para os Mundiais de 2019 e 2020, se classificam os campeões da Libertadores dos respectivos anos. A partir de 2021, a Conmebol terá direito a seis vagas. Os critérios de classificação ainda não estão definidos.

Fonte: Globoesporte

Deixe um comentário