Vídeo mostra equipamentos e camas hospitalares armazenados em centro de exposições de Campo Grande
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais, nesta segunda-feira (1º), mostra Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e camas hospitalares utilizadas em hospitais de campanha em Mato Grosso do Sul, depositados em um centro de eventos, em Campo Grande.
De acordo com a secretaria estadual de Saúde (SES), o local vem sendo utilizado como depósito dos materiais, e as macas aguardam processo de judicialização para voltarem ao uso.
A SES informou que os EPI’s adquiridos pelo próprio governo do estado e doados por empresas estão sendo armazenados no local de forma adequada. A secretaria ainda informou que no centro de eventos estão guardados aventais, máscaras, luvas, e que são destinados, à medida do necessário, para as demandas de hospitais e municípios, tanto da capital quanto do interior.
A secretaria explicou que as camas hospitalares guardadas no local foram utilizadas em dois hospitais de campanha, um em Campo Grande e o outro em Ponta Porã (MS). A SES informou em nota que as duas estruturas foram desativadas em 2020 e as camas hospitalares “estão agora depositadas no espaço do centro de convenções, tendo em vista judicialização do pagamento das mesmas que encontra-se em andamento”.
Ainda de acordo com as informações da SES, afirmadas em nota, os recursos dos governos estadual e federal “são utilizados de forma responsável e transparente, tanto que os repasses federais para tratamento da Covid-19 foram encaminhados aos municípios ou utilizados na compra de equipamentos para distribuição a unidades hospitalares no combate à Covid-19”, finalizaram na nota de esclarecimento.