Mais da metade dos municípios de MS estão sob alerta de chuvas intensas, aponta instituto
Os principais riscos que estes municípios podem enfrentar, segundo Inmet, são: chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia e ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h.
Ainda de acordo com o alerta, os moradores das 49 cidades devem se preparar para possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Veja a lista com os municípios sob alerta:
Municípios sob alerta
- Água Clara
- Alcinópolis
- Anastácio
- Angélica
- Antônio João
- Aquidauana
- Bandeirantes
- Bela Vista
- Bodoquena
- Bonito
- Brasilândia
- Camapuã
- Campo Grande
- Caracol
- Chapadão Do Sul
- Corguinho
- Corumbá
- Costa Rica
- Coxim
- Deodápolis
- Dois Irmãos Do Buriti
- Douradina
- Dourados
- Figueirão
- Guia Lopes Da Laguna
- Itaporã
- Jaraguari
- Jardim
- Ladário
- Maracaju
- Miranda
- Nioaque
- Nova Alvorada Do Sul
- Nova Andradina
- Paraíso Das Águas
- Pedro Gomes
- Ponta Porã
- Porto Murtinho
- Ribas Do Rio Pardo
- Rio Brilhante
- Rio Negro
- Rio Verde De Mato Grosso
- Rochedo
- Santa Rita Do Pardo
- Sidrolândia
- Sonora
- São Gabriel Do Oeste
- Terenos
- Três Lagoas
Medidas preventivas
O Inmet explica que em caso de rajadas de vento, as cidadãos não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além da medida de segurança, o instituto pede para que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Previsão do tempo
O meteorologista, Natálio Abrahão disse que as cidades das regiões sul, sudeste e nordeste de Mato Grosso do Sul podem ter intensas pancadas de chuva ao longo desta semana. O especialista diz que as fortes chuvas podem durar até o dia 23 de fevereiro.
O meteorologista explica que as fortes chuvas são em decorrência de uma massa de ar quente e seca que ganhou força por conta do calor. O centro de monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) pediu atenção para possibilidade de temporais especialmente nas regiões pantaneira e norte. Na região sul do estado, o sol predominará.
De acordo com o Cemtec, neste início de semana, as temperaturas poderão registrar mínima de 18°C e máxima de 35°C no Estado e para a capital a variação está estimada em 21°C a 28°C.