Chuva forte deixa avenidas e ruas intransitáveis em Campo Grande
A chuva forte que atingiu Campo Grande no início da tarde desta quarta-feira (27) provocou pontos de alagamentos ao longo da Avenida Presidente Ernesto Geisel, a popular via ‘Norte-Sul’. Como é tradicional sempre que chove muito, a rotatória com a Rua Rachid Neder, na região dos bairros Monte Castelo e São Francisco, foi tomada pela enxurrada.
Informações de testemunhas indicam que pelo menos três veículos chegaram a ser arrastados pela força da água e precisaram ser guinchados. Não há relato de feridos. O Córrego Segredo, que passa por baixo da rotatória, não suportou o volume da chuva e transbordou.
A inundação no trecho é bem conhecida das autoridades públicas. Prefeito vem e prefeito vai, nenhuma melhoria é produzida para evitar o transtorno. Uma das alternativas é a construção de um grande piscinão para conter o volume da enxurrada que vem da região dos bairros Nascente do Segredo e Nova Lima, onde ficam as nascentes dos córregos.
Sem asfalto, bairros sofrem com a lama e enxurrada
Houve alagamentos também na Rua Frutuoso, no Jardim Seminário, que se transformou num verdadeiro rio; na Rua Carlota de Almeida Lemos, Jardim Paradiso, onde a quantidade de água chegou a estar acima das rodas dos veículos, além de ruas que ficaram intransitáveis nos bairros Nova Campo Grande, Nova Lima, São Conrado, Jardim Mooca, Jardim Carioca e Los Angeles.
Na Avenida Afonso Pena, no trecho que fica bem em frente a Prefeitura Municipal, uma árvore de grande porte caiu e interditou parte da via no sentido Parque dos Poderes-Centro. O Corpo de Bombeiros já realizou a remoção do tronco e dos galhos.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), até às 15 horas já havia chovido 51,8 milímetros em Campo Grande, quantidade essa considerada alta. Com a mudança no tempo, a temperatura também despencou de 28°C para os atuais 21°C.
O Inmet emitiu um alerta para perigo em potencial de escala amarela para Campo Grande, com possibilidade de chuva acompanhada de ventos e raios, com risco de queda de árvores, alagamento e enxurrada. O alerta vence às 11 horas de quinta-feira (28).