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Lojistas e frequentadores aprovaram revitalização da Rua 14 de Julho

A revitalização da Rua 14 de Julho, principal via comercial de Campo Grande, foi aprovada tanto pelos lojistas quanto pelos frequentadores, que destacaram entre os pontos positivos trazidos com a mudança a modernidade, inovação e o espaço amplo das calçadas. A reforma foi entregue em novembro de 2019, após 17 meses de obras.

A pesquisa também mostrou o quê os lojistas locais esperam como atratividade para aumentar o número de consumidores da via. Quanto à isso, o estacionamento foi o mais indicado com 50% da preferência. Com a reforma, a rua perdeu mais da metade das vagas de estacionamento, mas ganhou pontos de parada rápida (embarque e desembarque) para os motoristas de aplicativo.

Já os consumidores apontaram que a realização de eventos culturais (42%) é essencial para a atratividade do centro, além de mais segurança (40%), curiosidades (27%), preços (27%) e a gastronomia (22%).

Ainda de acordo com os dados do estudo (você confere a pesquisa completa no final do texto), 72% dos frequentadores buscam realizar compras nas lojas da Rua 14 de Julho, sendo que 45% destes vão com a família enquanto que outros 41% com o companheiro e 53% sozinhos.

“Importante destacar que 93% da população e 93% dos comerciantes de Campo Grande/MS avaliaram positivamente as mudanças. Também chamou a atenção os conceitos que os entrevistados atribuíram à Rua 14 de Julho: moderna, inovadora, ampla, espaçosa”, destaca a economista Daniela Dias.

“Termos esses considerados positivos, que agregam valor à região e criam uma percepção otimista, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento de estratégias, busca pelo entendimento do comportamento da população e captação de tendências”, completou ela.

“A importância de um trabalho desses é para conseguir ter a percepção depois da requalificação, de possibilidade de novos usos, das carências que ainda precisam ser resolvidas ou fomentadas. E, principalmente, para verificar, através de dados quantitativos, a importância de uma obra como essa, nessa região. A sensação, inclusive, dentro da própria pesquisa, é de que há uma tendência ao aumento de usos, um número maior de pessoas circulando, o espaço ficou muito mais convidativo, além da questão de ter virado um ponto turístico e estar atraindo população de outras cidades, outras regiões, que quando vem para Campo Grande acaba visitando o local”, afirma a coordenadora do Reviva Campo Grande, Catiana Sabadin.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), através do “Estudo de Pesquisa e Impactos Cumulativos do Comércio de Campo Grande”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a partir de uma demanda do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

De acordo com a Prefeitura, o levantamento completo sobre a aprovação da nova 14 de Julho será divulgado em etapas, sendo que esta primeira tem como foco as “tendências e percepções de empresários e consumidores da Rua 14 de Julho”. Foram abordados 350 empresários e 357 consumidores no segundo semestre de 2020.

Confira a pesquisa na íntegra abaixo:

http://www.fecomercio-ms.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Pesquisa-IPF_Reviva-Campo-Grande.pdf

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