Médico vai ser 1º profissional da saúde de MS a receber vacina contra a Covid-19
O médico Márcio Estevão Midom, de 43 anos, que atua na linha de frente contra a Covid-19, será o primeiro profissional da saúde, em Mato Grosso do Sul, a receber a vacina contra a infecção.
“Sinto-me honrado em receber a primeira dose dessa vacina, resultado de um trabalho árduo dos cientistas em prol da humanidade. A vacina é a grande esperança”, disse o nefrologista.
Márcio Estevão é formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em 2006, tem residência em clínica médica e nefrologia no Hospital Regional e é concursado na unidade de saúde desde 2010.
O médico já atendeu mais 100 pacientes que necessitaram de ventilação mecânica. Teve Covid-19 em setembro, é casado e tem um filho de 4 anos.
Ele, uma idosa de 82 anos hipertensa, moradora do asilo São João Bosco, e um indígena vão ser vacinados nesta segunda-feira (18), em ato simbólico que marca o início da imunização em Mato Grosso do Sul.
As primeiras 158 mil doses da vacina chegam ao estado no início da tarde. Na manhã de terça-feira (19), começa a distribuição para os 79 municípios, em ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
A previsão é que na quarta-feira (20), comece a aplicação das vacinas. Conforme o Plano Estadual de Vacinação, a primeira fase da imunização vai englobar trabalhadores em saúde; idosos com mais de 75 anos; aqueles com mais de 60 que estejam em asilos; índios aldeiados e pessoas com comorbidades.
*Por G1 MS