Presidência da Câmara dos Deputados já tem oito candidatos declarados
Marcada para o dia 1º de fevereiro, a eleição que definirá o novo presidente da Câmara dos Deputados promete ser bem acirrada. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa de Leis do Brasil, até a tarde desta sexta-feira (15) oito deputados federais já haviam lançado as suas candidaturas ao cargo (veja a lista completa após o texto).
Nesta próxima semana, os parlamentares irão definir como será realizado o processo eleitoral, se será presencial, virtual ou hibrido por conta da pandemia do novo coronavírus.
A votação é nominal e secreta. Para ser eleito o candidato deve ter a maioria dos votos válidos mais um, sendo que o pleito deve ter no mínimo 257 votos (deputados federais). Em caso
Em caso de não houver um vencedor no primeiro turno, os dois mais votados seguem para o segundo turno. Em caso de um empate, será declarado vencedor o candidato que tiver mais tempo de legislatura. Se o tempo for igual, a vitória para o mais velho de idade.
Além da presidência, os deputados votam a composição da mesa-diretora. No entanto, neste caso a votação é por meio dos blocos partidários. Os cargos são de primeiro e segundo vice-presidente; primeiro, segundo, terceiro e quarto secretário; e quatro suplentes.