CapitalDestaques

‘Toque de Recolher’ é prorrogado e noite de Natal e Réveillon não poderão ter aglomerações

Com 901 mortes provocadas pelo Covid-19 em Campo Grande, nove destas apenas nas últimas 24 horas, a Prefeitura Municipal prorrogou para até o dia 05 de janeiro de 2021 a vigência da Operação Toque de Recolher. O horário continua o mesmo de agora, iniciando às 22 horas e terminando às 05 horas da manhã do dia seguinte.

A prorrogação da operação, que é deflagrada diariamente pela Guarda Civil Metropolitana, foi autorizada pelo prefeito Marcos Trad através de um decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (Diogrande) nesta sexta-feira (18).

De acordo com o decreto, o confinamento domiciliar será obrigatório no horário, “exceto para para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência”.

Vale lembrar que já há, em vigor, um decreto de Toque de Recolher à nível estadual, determinado pelo Governo do Estado, no qual também proíbe a circulação de pessoas neste mesmo horário em todos os 79 municípios sul-mato-grossenses.

Quem descumprir as normas deverá ser punido civil, administrativa e penalmente, além de poder responder por crimes contra a saúde pública e contra a administração pública em geral.

MS ultrapassou nesta sexta-feira a marca de 2 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus. Também nesta semana, Campo Grande atingiu 100% de lotação máxima dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 119 mil pessoas já tiveram ou estão com o vírus.

Além de prorrogar o Toque de Recolher, a Prefeitura estendeu para até a primeira semana do ano de 2021 as medidas de restrição como lotação dos locais de atendimento ao público em 40% da capacidade, sendo permitido no máximo 80 pessoas, inclusive em festas, templos religiosos, campeonatos esportivos e eventos de qualquer natureza.

O horário de funcionamento dos shoppings continuará sendo das 10h às 22h e do comércio no centro da cidade das 8h às 21h. Os cartões do transporte coletivo para estudantes  idosos funciona das 9h às 16h, com lotação máxima de 70% nos ônibus, que circularão das 5h às 23. A medida também proíbe o compartilhamento de objetos como narguilés e tereré.

Deixe um comentário