Gambá assusta moradores em condomínio no bairro Coronel Antonino
Um filhote de gambá-de-orelha-preta, conhecido também como saruê, foi resgatado pela equipe ambiental da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na garagem de um condomínio familiar na Rua Santa Maria, no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande. O caso foi registrado na terça-feira (17).
De acordo com as informações, um dos moradores abriu o portão da garagem e foi surpreendido pelo animal silvestre, que estava escondido em meio a uma grama alta na calçada e correu para dentro do imóvel.
Os próprios moradores conseguiram fazer a captura do gambá, inicialmente acreditando se tratar de um quati, deixando-o dentro de um tambor.
Na sequência, acionaram a Polícia Militar Ambiental (PMA), que declarou não ter viatura disponível para atender a ocorrência. Depois, ligaram para a Guarda Civil Metropolitana, que fez o trabalho de resgate.
Os servidores da GCM constataram se tratar de um filhote de gambá, do tipo saruê, e que estava com ferimentos pelo corpo, provavelmente por ter sido atacado por animais domésticos.
De acordo com a Guarda, após o resgate, o animal foi entregue ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para o tratamento e posterior soltura numa área de mata preservada.
O gambá-de-orelha-preta, saruê ou sarué, é uma espécie de gambá que habita o Brasil e todo o sul da América. O animal pode atingir 60 a 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,6 kg. Ele se alimenta praticamente de tudo o que encontra: insetos, larvas, frutas, pequenos roedores, ovos, cobras, escorpiões, etc.