Empresa que já é dona da Águas Guariroba ‘compra’ também a Sanesul
A Aegea Saneamento venceu o leilão para a Parceria-Público-Privada (PPP) de esgoto da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) realizado na manhã desta sexta-feira (23) na sede da Bolsa de Valores Brasileira (B3), em São Paulo (SP). O contrato terá duração de 30 anos.
A empresa é uma das grandes na administração de água e esgoto no Brasil, é a responsável pelo abastecimento e tratamento em 57 cidades, entre elas Campo Grande, por meio da Águas Guariroba.
Para ter uma noção do ‘poder’ do grupo, no último dia 20 eles venceram o leilão para administrar o serviço de esgotamento sanitário dos municípios de Cariacica e Viana, na região metropolitana da Grande Vitória (ES).
O parceiro-privado da Sanesul terá que aplicar R$ 3,8 bilhões no saneamento básico de Mato Grosso do Sul, entre investimento e operação. Cerca de 1,7 milhão de pessoas serão beneficiadas.
A PPP prevê a universalização da coleta e tratamento do esgoto nas 68 cidades sul-mato-grossenses atendidas pela empresa de saneamento. Hoje, essa cobertura é de quase 50%.
Participaram do leilão os consórcios Avançar BR e Cosams e as empresas Aegea e Iguá. A Aege apresentou o preço unitário de R$ 1,36 por metro cúbico de esgoto. O valor não foi batido pelas concorrentes e a empresa declarada vencedora.
Além de Reinaldo Azambuja, participam do leilão na B3 o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior; o secretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e a secretária de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni.