Paraguai prende ex-PM de MS, um dos contrabandistas mais procurados do Brasil
Está preso o ex-policial militar de Mato Grosso do Sul, Fábio Costa, conhecido como “Pingo” e “Japonês”. Ele era um dos contrabandistas mais procurados do país e estava escondido em uma casa na cidade de Salto Del Guairá, no Paraguai. A captura aconteceu no domingo (11) e envolveu um trabalho de cooperação entre a polícia brasileira e a do país vizinho.
Fábio Costa foi preso em um cômodo escondido de uma casa localizada num condomínio de luxo de Salto Del Guairá. O quarto ficava na área social do imóvel cujo único modo de acesso era por meio de uma escada que ficava camuflada dentro de uma chaminé. As investigações para a localização começaram em 2019.
Foram apreendidos no local uma espingarda Maverick calibre 12, vários equipamentos eletrônicos, celulares, quatro notebooks, R$ 19.800 em espécie, U$$1.300 dólares em espécie, jóias, um caminhão Ford tipo Raptor Plate KLL 001, além de vários documentos. A investigação acredita que ele usava outros nomes para se esconder.
O ex-policial é acusado de associação criminosa, lavagem de dinheiro e contrabando. Segundo a lista dos mais procurados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ele é suspeito de corromper agentes públicos para facilitarem a passagem de cargas de contrabando de cigarro.
Fábio foi preso em 2011 pela Polícia Federal na operação Marco 334, deflagada para desarticular justamente uma quadrilha de contrabandistas de cigarro. O bandido também é suspeito de ter participado de um ataque à casa de um inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, em 2017, após a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 14 milhões.