Política

José Magalhães é demitido do cargo de coordenador regional da Funaí

Reconduzido ao cargo há apenas uma semana, o capitão reformado do Exército José Magalhães Filho, o popular ‘Magalhães do Megafone’, não coordena mais o núcleo regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande. A demissão foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU) pelo secretário-executivo do ministério da Justiça e Segurança Pública, Tercio Tokano.

José assumiu a coordenação da Funai em fevereiro deste ano, mas no mês de maio, após ele fazer um discurso contra a cultura indígena, representantes dos povos indígenas foram à Justiça contra a indicação e conseguiram medida liminar, que determinou a suspensão da nomeação. No último dia 17 conseguiu ser reconduzido.

Entre os pronunciamentos assinalados por Magalhães Filho está o de que “o índio fala de cultura nas suas festas, mas quando chega lá a festa é só comida”. Depois, disse que a língua indígena era uma “barreira” e incentivou o ensino da língua portuguesa em aldeias. “E assim começar a namorar com pretinho, com branquinho, e essa integração vem surgindo automaticamente”, disse também.

Além do descontentamento dos povos indígenas, a demissão de Magalhães Filho pode estar relacionada a questões políticas. O militar havia sido indicado para o cargo pela senadora Soraya Thronicke (PSL) que, por sua vez, votou pela derrubada do veto presidencial ao reajuste salarial de funcionários públicos no último dia 19. Jair Bolsonaro havia prometido retaliações ao grupo.

Deixe um comentário