Massa de ar polar derruba temperaturas no Brasil e deve gear em MS
Uma intensa massa de ar frio de origem polar deve chega ao Brasil a partir desta quinta-feira (19). A massa de ar frio deverá atingir todas as áreas do Sul, parte do Centro-Oeste, do Sudeste e o sul da Região Amazônica, causando uma significativa queda de temperatura pelo menos até o início da próxima semana.
“Essas incursões de massa de ar frio são comuns. A previsão é que essa massa influencie o Sul do país, Sudeste, Centro-Oeste e Região Amazônica”, explica o meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) Maicon Veber.
Há possibilidade de neve nas serras Gaúcha e Catarinense, com alta probabilidade em São Joaquim (SC), na quinta-feira. Na sexta, moradores dos municípios catarinenses de Lages e Caçador também podem ser surpreendidos pela neve.
Veja no mapa onde há chances de nevar:
“A condição de neve existe e deve ficar restrita ao Sul do país. Em termos de frio, pode ser que não seja recorde de temperatura” – Maicon Veber.
Temperaturas abaixo de 0°C devem ocorrer nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir de sexta-feira. Em Urupema (SC), por exemplo, a previsão é de -7°C.
A expectativa é de que essa onda de frio seja a mais forte de 2020. Além do Brasil, a intensa massa de ar frio polar vai causar temperaturas muito baixas na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e em algumas áreas do Peru, alerta o Climatempo.
Próximos dias
- Na quarta (19), a frente fria continental avança pelo Sul e a temperatura já começa a cair, trazendo chuva forte para a região e para o Mato Grosso do Sul.
- Na quinta (20), São Paulo também entra na rota do temporal e o ar polar já começa a gelar o Centro-Sul. A queda de temperatura vai atingir o Centro-Oeste e o Sudeste.
- Na sexta (21), a chuva vai se concentrar no Sudeste e o frio deve se espalhar pelo país, chegando até o Norte.
- No sábado (22), as geadas poderão ocorrer de forma mais generalizada no oeste dos estados da região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste de São Paulo.
*Por G1