DestaquesMunicípiosTecnologia

Três Lagoas será a primeira cidade de MS a ter internet 5G

A cidade de Três Lagoas passará a contar, a partir de setembro, com a aguardada internet móvel da quinta geração, a popular 5G, que promete dar ao usuário velocidade ainda maior de conexão de internet e até mesmo uma espécie de ‘conversa’ entre máquinas e eletrônicos. O município da divisa com o Estado de São Paulo será o primeiro de Mato Grosso do Sul a ter a nova tecnologia, que será disponibilizada exclusivamente pela empresa de telefonia móvel TIM.

Entretanto, para desfrutar da internet 5G será necessário ter um aparelho smartphone que suporte a tecnologia e, atualmente no Brasil, existe apenas um aparelho deste modelo, o Motorola Edge. De acordo com as informações, a novidade estará disponível em apenas alguns bairros das cidades escolhidas pelas operadoras, além da TIM, a Claro e a VIVO também já estão oferecendo a novidade em algumas capitais e cidades do interior.

Conforme a explicação, a internet 5G no Brasil está apenas na fase inicial, ou seja, não deverá fornecer toda a capacidade de conexão que é aguardada ou vista em outros países, cerca de 10 vezes maior do que a atual 4G. Para funcionar, as operadoras ativarão o novo sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G. Este recurso é chamado de DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro).

Apesar disto, a expectativa das empresas de telefonia móvel é de que o usuário já tenha uma conexão mais veloz do que o 4G e será intensificada após o leilão de frequências da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), previsto para acontecer em 2021, quando o serviço ganhará o seu próprio espaço para poder trafegar, atingindo assim a sua capacidade total de conexão.

Segundo a TIM, além de Três Lagoas, a operadora também disponibilizará o sinal 5G nas cidades de Bento Gonçalves (RS) e Itajubá (MG). Já a Claro e a Vivo levarão a nova tecnologia para as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador Porto Alegre, Goiânia e Curitiba.

Deixe um comentário