Educação infantil é tema de formação online para professores da REME
Os professores que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (Reme) poderão participar remotamente do Programa de Formação Reflexões Pedagógicas on-line: diálogos entre a teoria e a prática.
As transmissões – sempre às 8h – começam nesta sexta-feira (3) com o tema “O Referencial Curricular para Educação Infantil da Reme e as Orientações para o atendimento educacional remoto”. Na segunda-feira (6) o tema será “A educação infantil no atual contexto de isolamento social” e na terça-feira (7) “Relação entre a escola e a família: fortalecendo vínculos”.
Devido ao enfrentamento da Pandemia COVID-19, em 2020, para continuidade do Programa Formativo foi implantada a versão on-line, no canal do YouTube, disponível no endereço eletrônico: http://abre.ai/beZY.
Mesmo a distância a formação continuada é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos profissionais da educação, com o objetivo de assegurar uma ação efetiva que promova aprendizagens significativas.
A Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (Suped), por meio da Gerência da educação infantil, fará as formações continuadas, direcionadas aos professores que atuam na Educação Infantil da Reme – porém aberta para todos os educadores. O objetivo é garantir momentos de estudo e reflexões sobre o trabalho educativo, a fim de contribuir como processo de ensino e de aprendizagem.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
No mês de junho a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início a formação para a área de Educação Especial, com transmissões contemplando diversos temas como “Adequações de Atividades Curriculares para Alunos Com Surdez”, “Adequações de Materiais Pedagógicos e a Tecnologia Assistiva para Alunos Com Deficiência Física”, “O Aluno com Deficiência Visual no Contexto Escolar e Adequações de Atividades”, “Conceitos e Características sobre a Pessoa Com Altas Habilidades/Superdotação”.
O programa, que se caracterizou nos últimos três anos por realizar formações simultâneas, em diferentes unidades de ensino e instituições da Capital, passou por uma reformulação e acontece de forma totalmente virtual, com vídeos gravados por técnicos e especialistas da Semed.