CapitalDestaquesSaúde

Campo Grande chega a 10 mortes provocadas pela Covid-19

Campo Grande chegou a triste marca de dez óbitos provocados pela Covid-19. Os óbitos foram registrados na segunda (29) e terça-feira (30) e foram de duas mulheres, ambas de 65 anos de idade. A Capital não tinha uma morte pela doença há 25 dias, no entanto, o número de casos confirmados vem crescendo diariamente, inclusive, até mais que a cidade de Dourados, epicentro do vírus em Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do Serviço de Vigilância Epidemiológica/URR da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a primeira vítima faleceu no dia 29 de junho no Hospital Regional Rosa Maria Pedrossian (HRMS). Ela tinha histórico de pulmonar crônica obstrutiva (DPCO).

A mulher deu entrada na unidade hospitalar ao ser encaminhada da Santa Casa, com queixa e diarreia e tosse seca há mais de 15 dias, tendo os sintomas evoluído nos últimos três dias. A paciente apresentou piora repentina do quadro, evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. O óbito foi constatado por volta de 20h56min.

A segunda vítima fatal estava internada no Hospital Militar de Campo Grande e faleceu no dia 30 de junho. A mulher teria iniciado os sintomas no dia 05 de junho, com queixas de diarreia, febre, náuseas associado a hiporexia. Realizou teste no Polo Central do Parque Ayrton Sena no dia 12, por meio da técnica de Rt PCR (swab), com resultado positivo para Covid-19.

No dia 17 foi internada na UTI do Hospital Militar, em isolamento respiratório, após relatos de falta de ar. Três dias depois teve a piora do quadro clínico, evoluindo para entubação, mas na terça-feira o quadro agravou ainda mais e ela não resistiu e faleceu.

Campo Grande soma 10 mortes por Covid-19, as vítimas anteriores são quatro mulheres, de 51, 71, 63 e 83 anos, e quatro homens de 74, 95, 38 e 61 anos. O que chama a atenção é que as vítimas fatais fazem parte do grupo de risco, o que reforça a necessidade dos cuidados preventivos, principalmente quanto ao contato dessas pessoas com jovens que eventualmente possam estar assintomáticos.

Conforme o boletim epidemiológico de terça-feira, são 2.241 casos confirmados do novo coronavírus e 804 ainda em investigação. Ao todo, são 1.538 pacientes já recuperados, 619 em isolamento domiciliar e 76 internados, sendo 33 em UTIs e 43 em leitos clínicos. Foram 172 novos casos nas últimas 24 horas.

Em todo MS já são 84 mortes por Covid-19, sendo 10 em Campo Grande, 5 em Três Lagoas, 2 em Batayporã, 2 em Paranaíba, 2 em Vicentina, sendo que um faleceu no Estado de São Paulo, 23 em Dourados, sendo 1 douradense que morreu em Tocantins, 2 óbitos de Brasilândia, 4 em Itaporã, 1 em Iguatemi, 2 em Rio Brilhante, 1 em Sidrolândia, 4 em Ponta Porã, 10 em Corumbá, 1 em Douradina, 1 em Deodápolis, 1 em Anastácio, 3 em Itaquiraí, 2 em Guia Lopes da Laguna, 1 em Glória de Dourados, 1 em Naviraí , 3 em Fátima do Sul, 2 em Amambai e 1 em Nova Andradina.

Deixe um comentário