CapitalPolicial

Inauguração de bar tem pagode e aglomeração em plena pandemia

A inauguração de um bar na Rua Antônio Maria Coelho, em Campo Grande, em tempos de pandemia de covid-19, causou alvoroço nas redes sociais e denúncias aos órgãos de fiscalização da prefeitura. Os donos do local pediram ‘desculpas’ pela quantidade de pessoas que lá estavam, disseram que a intenção do evento era a divulgação da nova casa e que os funcionários estavam paramentados com os equipamentos de segurança.

As denúncias de aglomeração no local com pagode levaram a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) a fiscalizarem o local. As equipes chegaram lá por volta das 20h30 (de MS), já havia poucas pessoas e o evento acabou encerrado. Não houve notificação.

A equipe do bar, por nota, disse que as “regras de distanciamento foram seguidas”, que os funcionários estavam “paramentados” e que “o uso de máscaras foi sugerido, embora não exigido por ser um local de consumo”.

“Jamais imaginaríamos, por ser uma inauguração, que o público seria tão grande. Ao percebermos que a aglomeração estava se formando, providenciamos a imediata suspensão da música e da venda de bebidas”, consta na nota enviada pelos responsáveis pelo local.

Os empresários finalizam a nota reconhecendo que houve aglomeração e se comprometendo que tal situação não irá mais ocorrer. “Estamos cientes e nos posicionamos de forma absolutamente respeitosa e responsável em relação às medidas municipais tomadas nesse período. Dessa forma, só nos resta o pedido de desculpas à população de Campo Grande e o compromisso de que tal fato não se repetirá”.

A Semadur informou que avalia o caso, vai analisar imagens divulgadas em redes sociais e o bar pode ser obrigado a pagar multa e até ser interditado.

Fiscalização da Semadur no bar — Foto: Redes sociais
Fiscalização da Semadur no bar — Foto: Redes sociais

Pandemia

Uma das medidas de prevenção à proliferação do novo coronavírus é o distanciamento social, segundo a Organização Mundial de Saúde. Em Campo Grande, o funcionamento de bares e restaurantes com música ao vivo é permitido. No entanto, é preciso seguir diversas regras.

Entre as regras está menor quantidade de pessoas do que a capacidade do local, uso de máscaras e, no caso dos funcionários, também luvas.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta segunda-feira (21), Mato Grosso do Sul tem 5.391 casos de covid-19. A maior quantidade é em Dourados, com 1.829 casos, seguida de Campo Grande, com 1.212. Quarenta e sete pessoas morreram no estado.

*Por G1 MS

Deixe um comentário