Uso de máscara será obrigatório em Campo Grande a partir de sexta-feira
Com o aumento no número de casos do novo coronavírus em Campo Grande, o prefeito Marcos Trad (PSD) anunciou nesta terça-feira (16) que irá decretar o uso obrigatório da máscara de proteção nas ruas cidade. O comunicado aconteceu durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, segundo o gestor, a medida deve passar a valer já nesta sexta-feira (19).
O decreto está em fase final de elaboração e deve ser publicado no Diário Oficial do Município (Diogrande) de quinta-feira (18). O documento tem a parceria de representantes do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da Câmara Municipal.
“Amanhã faremos o termo redacional final para, a partir de sexta-feira, tornar o uso obrigatório das máscaras na cidade de Campo Grande”, declarou Marcos Trad, na live.
Conforme o último balanço divulgado pela Secretaria do Estado de Saúde (SES), são 784 casos confirmado de covid-19 apenas em Campo Grande, com aproximadamente 500 pacientes já recuperados. A Capital contabiliza oito mortes até agora.
Entre as medidas já adotadas pelo Município para evitar a propagação do vírus estão barreiras sanitárias nas saídas da cidade, toque de recolher durante a madrugada para evitar aglomeração em pontos comerciais e eventos, aulas onlines nas escolas, além do uso obrigatório de máscaras de proteção dentro dos ônibus.
O uso da máscara de forma obrigatória foi uma recomendação do MPMS ao Município de Campo Grande e também para Dourados, que são as duas cidades com mais casos da doença. A promotora de Justiça Filomena Fluminhan, responsável pelo texto, alertou que não há leitos suficientes para atender a população e reforçou a necessidade do isolamento social.
https://www.facebook.com/marquinhosmtrad/videos/2697769030496514/