Crise provocada pela pandemia força o fechamento de 1,2 mil lojas Zara
Mais de 1,2 mil lojas Zara, pertencentes ao Grupo Inditex, deverão ser fechadas nos próximos meses no mundo todo. Entre as unidades encerradas deverá estar a única de Campo Grade, situada no Shopping Bosque dos Ipês. Conforme as informações, a marca perdeu um grande valor no mercado de capital aberto (409 milhões de euro), fechando o primeiro trimestre de forma negativa e a solução é a redução de franquias.
Um plano de retomada foi anunciado na quarta-feira (10), com potencial para expansão das vendas onlines. Pelos próximos três anos, o grupo irá investir 900 milhões de euros (cerca de R$ 5 bilhões) para melhorar a tecnologia online de vendas e focar apenas nas suas melhores lojas físicas.
O grupo empresarial ressalta que o maior prejuízo nestes últimos meses de 2020 é decorrente do investimento nas estruturas físicas, o que ficou ainda mais complicado com a pandemia do novo coronavírus e a obrigatoriedade do fechamento das lojas por tempo indeterminado. Foram usados 308 milhões de euros em reformas e otimização das franquias enquanto que o volume de vendas sofreu uma queda de 44% na comparação com 2019. 90% das lojas foram fechadas no mundo todo.
A marca quer agora melhora o sistema de distribuição das mercadorias. Para tal, irão investir 1 bilhão de euros no aprimoramento do programa de TI entre 2020 e 2022. A ideia é reduzir os custos, por isso, vão fechar unidades menores, antigas e que não pertencem diretamente ao grupo.
A Inditex é considerada a maior varejista de roupas do mundo, possui as mais diversas peças de vestuário, atendendo ao público masculino, feminino até a coleção Kids. elaborada especialmente para as crianças.
*Com informações do site Financial Times