Esportes

TJD/MS mantém Corumbaense na Série A e rebaixa o Pontaporanense

O Corumbaense conseguiu escapar do rebaixamento através do Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul (TJD/MS). Na quinta-feira (04) ocorreu o segundo julgamento do recurso e o resultado foi favorável ao Carijó da Avenida, que além de escapar da segunda divisão estadual obteve a vaga na segunda fase da competição.

Com a decisão, o Pontaporanense foi rebaixado. O caso pode ir parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) caso a equipe de Ponta Porã decida apelar.

O Corumbaense foi punido pela escalação irregular do lateral Vandinho em três partidas da primeira fase do Estadual deste ano. O jogador deveria ter cumprido dois jogos de suspensão por ter sido expulso no campeonato estadual de 2019, quando disputou por outra equipe.

Inicialmente, o time de Corumbá havia sido penalizado com a perda de 16 pontos, o que levou o clube a ficar na 10º colocação do Sul-mato-grossense e, com isso, rebaixado para a Série B. Com o recurso, a pena foi reduzida para apenas seis pontos.

Nesta quinta-feira, a perca dos seis pontos foi mantida por 4 votos a 2. Apenas o Relator do processo, Marcelo Honório, e o Presidente do TJD, Patrick Hernandes, votaram pela perda de 16 pontos. Os auditores Otávio Trad, Cleiry Antonio da Silva, Leonardo Ortiz e Thiago Moraies, votaram a favor da manutenção da perda de seis pontos.

Tanto o recurso do Corumbaense, solicitando a absolvição da pena, quanto o recurso da Pontaporanense, pedindo punição de 10 pontos, foram negadas.

Com a perca dos pontos, o Corumbaense, que havia terminado a competição em sétimo lugar com 11 pontos, caiu para a oitava com cinco pontos. Na próxima fase (quartas de finais), a equipe vai enfrentar o Aquidauanense.

As demais partidas das quartas de finais são: Operário x Comercial, Águia Negra x Maracaju e Serc x Costa Rica. Além do Pontaporanense, o Cena também foi rebaixado.

O Campeonato Sul-mato-grossense está paralisado desde março devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda não há uma data definida para o retorno da competição.

Águia Negra

Também nesta quinta-feira foi julgado o recurso do Águia Negra, que recorreu das punições impostas pelas confusões na decisão do Estadual Sub-15 contra a Serc na temporada passada e diminuiu de 4 para mil reais a multa.

Porém, o mando dos jogos manteve-se inalterado. Dois jogos de perda de mando a serem cumpridos no Estadual Sub-15 desta temporada.

Deixe um comentário