Corumbá cancela arraial, mas mantém tradicional Banho de São João
A Prefeitura de Corumbá anunciou o cancelamento da tradicional Festa de São João devido à pandemia de covid-19. Já o banho da imagem do santo no rio Paraguai foi mantido, porém, deverá obedecer a uma série de regras de biossegurança.
Importante para o setor turístico da cidade, a festa movimentou no ano passado R$ 1,5 milhão nos quatro dias de duração.
O evento conta com concurso de quadrilhas, decoração típica, barracas com venda de comidas, bebidas e artesanato e ainda shows musicais.
A preparação da festa dura 10 meses e é intensificada após o Carnaval. No ano passado, 10 grupos participaram do concurso de quadrilhas e 80 barracas foram montadas.
A Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, está organizando uma agenda com os festeiros para explicar alguns pontos importantes para prevenção da transmissão da covid-19.
A homenagem ao santo começa na casa dos devotos, com novenas e festividades e, nos dias 23 e 24 de junho, estes festeiros saem das residências em comitiva com a imagem de São João em direção ao rio. Normalmente, muitas pessoas acompanham essa descida e a tradição também é passar por debaixo dos andouros.
O Banho de São João é uma manifestação religiosa e de cunho extremamente popular, que emana da comunidade. A tradição está em busca do Registro de Bem Imaterial Nacional, mas já é Patrimônio Imaterial de Mato Grosso do Sul.