Frio provoca neblina densa em cidades de MS
As aguardadas mudanças na temperatura para o início do mês de junho, enfim, chegaram à Mato Grosso do Sul. Em várias cidades foram registradas nevoeiro denso entre a tarde de terça (02) e a manhã desta quarta-feira (03). A temperatura mínima registrada no Estado foi de 9°C, as mais baixas foram registradas em Sete Quedas, com 9,3°C, e Iguatemi, 9,4°C.
Pelo menos 16 cidades tiveram nevoeiro nesta manhã. O fenômeno climático foi registrado em pontos de Amambai, Angélica, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Costa Rica, Coxim, Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Sete Quedas, Sidrolândia e Sonora.
Por que o denso nevoeiro se formou?
Uma das formas de formação do nevoeiro é quando aumentamos muito a umidade e baixamos a temperatura em um local. O nevoeiro que se formou sobre Campo Grande e Ponta Porã é típico da entrada de frente fria.
Por causa do intenso resfriamento, a região de Ponta Porã, no sul de de Mato Grosso do Sul, também ficou encoberta pela neblina desde a manhã da segunda-feira. A visibilidade na tarde de terça no aeroporto local era praticamente nula. A temperatura às 16 horas local era de apenas 11°C.
O nevoeiro, popularmente chamado de neblina é um dos fenômenos comuns do outono e do inverno, pois é está comumente associado à baixa temperatura. No entanto, o nevoeiro pode se formar também em ambientes quentes e úmidos.
O nevoeiro pode se formar em qualquer lugar e em qualquer época do ano, o que o torna um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de serem previstos.
Previsão do tempo
De acordo com a previsão do tempo, a quarta-feira será de muita nebulosidade, chuva e temperatura amena ao longo do dia por quase todo o Mato Grosso do Sul. No norte do estado terá sol o dia todo.
Para Campo Grande, a previsão também é de um dia friozinho e úmido, com condições para chuva a qualquer hora.
A região de Corumbá amanhece nublada e fria, mas o sol aparece até o fim da manhã e esquenta um pouco.
O sul e o sudoeste continuam com tempo úmido e frio até o fim da semana, com previsão de chuva todos os dias.
Fim de semana será gelado
No próximo fim de semana, outra frente-fria chega ao estado, ainda mais forte, com potencial para provocar um pouco de chuva e derrubando os termômetros. A expectativa é que possa gear no extremo sul e na faixa da fronteira com o Paraguai.