Entretenimento

Morre o jornalista Gilberto Dimenstein, fundador do site Catraca Livre

faleceu nesta sexta-feira (29), vítima de um câncer no pâncreas, o jornalista, escritor e empresário Gilberto Dimenstein, de 63 anos, fundador do site Catraca Livre. 

Segundo o site Catraca Livre, a morte ocorreu enquanto ele dormia e foi constatada por famílias por volta das 09 horas (DF), em sua casa.

Em uma postagem, o site fundado por ele disse que Dimenstein “inspirou uma legião de jornalistas, educadores e comunicadores, ávidos por Justiça, por verdade e por conhecimento. Ao nosso mestre, nosso muito obrigado.”.

O jornalista deixa dois filhos, Marcos Dimenstein e Gabriel Dimenstein, a esposa Anna Penido e um neto.

Currículo

Gilberto Dimenstein nasceu em 28 de agosto de 1956, em São Paulo, filho de pernambucano de origem polonesa e de uma paraense de ascendência marroquina.

Formado em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero, fez a carreira no jornal Folha de S. Paulo, onde atuou por 28 anos e também foi comentarista da Rádio CBN.

Criou a Catraca Livre em julho de 2009, quando sentiu a necessidade de agrupar, em uma única plataforma, os eventos culturais gratuitos da cidade de São Paulo.

Dimenstein ganhou dois Prêmios Esso de Jornalismo – em 1988, na categoria Principal, com a reportagem “A Lista da Fisiologia”, e, no ano seguinte, na categoria Informação Política, com “O Grande Golpe”, ambas publicadas pela Folha de S.Paulo -, dois Prêmios Líbero Badaró de Imprensa e o Prêmio Jabuti de Literatura de Melhor Livro de Não-Ficção em 1993, com “O Cidadão de Papel”.

Deixe um comentário