Polícia Militar de MS tem novo comandante-geral
O coronel Marcos Paulo Gimenez, de 46 anos, assumiu o Comando-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (22). A cerimônia da passagem de comando ocorreu às portas fechadas em razão da pandemia do Covid-19. Ele substituí o coronel Waldir Ribeiro Acosta, de 56 anos, que foi para a reserva.
No discurso de despedida, Acosta destacou que um dos seus maiores marcos durante os três anos à frente da PM foi a redução do índice de crimes no Estado.
“Conseguimos fazer a redução criminal que é muito importante para a nossa sociedade. De 2018, dos 12 itens aferidos, 11 tiveram redução criminal. Em 2019, de 12 itens aferidos, 12 tiveram redução. É um trabalho em conjunto da Sejusp e da PM, dos policiais que estão na linha de frente fazendo a diferença diuturnamente”, pontuou.
Coronel Waldir ainda fez questão de falar sobre a transparência na corporação e do o apoio que sempre teve do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco). “Tivemos o fortalecimento da nossa Relações Públicas, PM5, da Corregedoria da corporação e da Ouvidoria”.
O oficial enfatizou também o sucesso nas operações, que resultaram no “aumento nas prisões, recordes de apreensões de drogas, contrabando e descaminho e, principalmente, no contrabando de cigarros”.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou o compromisso do ex-comandante com Mato Grosso do Sul. “Tenho certeza que você teve muitos desafios, mas o compromisso que teve com a tropa mostrou capacidade para conduzir de forma técnica, os trabalhos da segurança pública do Mato Grosso do Sul”.
Mesmo não estando presente, em razão da pandemia, o governador Reinaldo Azambuja enviou vídeo ao qual agradeceu os bons resultados conquistados e fez um agradecimento especial ao coronel Waldir Ribeiro Acosta.
“Quero agradecer a você, Waldir, a toda a sua equipe, aos seus colaboradores que trabalharam com você durante esse longo período, principalmente pela seriedade na condução dos trabalhos, pela responsabilidade e principalmente pelos bons resultados que todos nós colhemos”.
Azambuja também deu boas-vindas ao novo comandante-geral da PM, coronel Marcos Paulo, e destacou que ele, junto com a sua nova equipe constituída, “continue mantendo os bons níveis que nós tivemos e aprimorando para que nós, com certeza, possamos ter uma das melhores seguranças públicas de todo o Brasil”.
Durante a solenidade o coronel Renato dos Anjos Garnes foi nomeado subcomandante-geral da PM, substituindo o coronel Edmilson Lopes da Cunha, que ocupava o cargo na gestão do coronel Waldir Acosta.