Sites oficiais do Governo de MS e da PM são atacados por hackers
Os sites oficiais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) foram alvos de ataques cibernéticos entre a noite de segunda (18) e a manhã desta terça-feira (19). A informação partiu da Subsecretaria de Comunicação do Governo (Secon/MS).
Os invasores chegaram a entrar nos sistemas de publicação dos sítios eletrônicos e fizeram postagens que ficaram entre os conteúdos de destaque.
O primeiro site invadido foi da PM, por volta das 21h. Já a entrada no Portal MS foi por volta da meia-noite.
Os hackers conseguiram acessar a relação de usuários autorizados a fazer publicações nos sites, segundo o coordenador da SGI (Superintendência de Gestão da Informação), Celso Tanaka. As postagens dos hackers foram apagadas e o login do usuário invadido bloqueado.
O coordenador explicou que os hackers conseguiram fazer a invasão por meio de um login de usuário com uma senha fraca. Tanaka recomenda que os usuários tenham senhas diferentes para cada serviço e que elas sejam complexas, misturando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Números sequenciais também devem ser evitados. “O hacker pode usar a senha para invadir outro serviço do mesmo usuário. Por isso, pedimos para, se possível, ter senhas diferentes para cada serviço e que elas tenham um certo nível de complexidade”, disse ele.