Guardas ficam na casa de mulher com covid-19 para evitar fuga dela
A Guarda Municipal de Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai, está de plantão nesta segunda-feira (18) em frente a casa de uma mulher, de 42 anos, diagnosticada com covid-19, para não permitir que ela descumpra novamente a quarentena e coloque em risco a vida de outras pessoas, segundo a Secretária Municipal de Saúde.
“Foi a forma que encontramos para evitar que essa pessoa faça de novo o que ela já fez 2 vezes aqui em Ponta Porã, não iremos permitir que isso ocorra de novo […] Nós passamos o domingo procurando ela, fomos em vários endereços a não encontramos. Recebemos informação que ela estaria pelo centro da cidade, ou até cruzado a fronteira, estamos empenhados nesse caso” disse o secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi.
A mulher, que se diz autônoma, já havia desrespeitado a quarentena no dia anterior, quando a prefeitura de Ponta Porã registrou um boletim de ocorrência contra ela. Segundo a polícia, ela diagnosticada com covid-19 no dia 12 de maio, e desde então, orientada a permanecer em isolamento social em casa, onde seria atendida via telefone e aplicativo de mensagens pelo celular.
A ocorrência foi registrada após o Município ter conhecimento de que a paciente havia descumprido a quarentena indo ao posto de saúde, no bairro São Domingos, exigindo ser atendida pela médica. Testemunhas informaram que ela não poderia estar ali e que deveria permanecer em isolamento. Disseram também que ela estava nervosa e destratava as autoridades de saúde.
De acordo com último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Ponta Porã tem 6 casos registrados de covid-19. Mato Grosso do Sul chegou a 613 nesta segunda-feira e 16 mortes.
*Por G1 MS