FIFA amplia limite máximo de substituições numa partida
O Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e até mesmo o Campeonato Sul-mato-grossense, bem como os demais estaduais do país, poderão adotar uma mudança na regra referente ao número máximo de substituições durante a partida de futebol. A FIFA autorizou, de forma temporária, a possibilidade para os times promoverem até cinco alterações no jogo.
O Conselho Internacional da Associação de Futebol (Ifab), da FIFA, aprovou a mudança temporária da regra de substituição na última sexta-feira (08). A proposta visa lidar com o desgaste físico imposto pela “maratona” de partidas que serão necessárias para concluir os campeonatos paralisados ou adiados devido a pandemia do novo coronavírus.
A mudança irá valer para torneios já iniciados ou que pretendem começar, mas que devem ser concluídos até 31 de dezembro de 2020.
Para evitar interrupções no jogo cada equipe terá apenas três oportunidades para fazer as substituições, ou seja, para poder usar as cinco alterações o time terá que promover duas mudanças simultaneamente duas vezes.
Segundo a FIFA, cada organização de cada liga definirá se implantará a nova regra ou não. Enquanto isso, a entidade máxima do futebol mundial estuda se irá implantar a mudança em definitivo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já adiantou que adotará a mudança. A Federação Sul-mato-grossense de Futebol (FFMS) ainda não se manifestou sobre o assunto.