Com Campo Grande entre as sedes, Liga das Nações de Vôlei é cancelada
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou na sexta-feira (08) o cancelamento da Liga das Nações de Vôlei 2020. O motivo para a decisão tem relação direta com a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Campo Grande estava confirmada como cidade-sede para os jogos da seleção brasileira masculina. O evento marcaria a reinauguração do Ginásio Guanandizão, que está passando por uma reforma completa.
Com isso, um novo calendário deverá ser estudado para o próximo ano, que já tem também a realização dos Jogos Olímpicos 2020, também adiado por conta da pandemia. A Federação não confirmou se manterá as mesmas cidades-sedes para a edição de 2021 da competição.
De acordo com o cronograma original, a etapa feminina da Liga das Nações estava programada para começar no dia 19 de maio, enquanto que a masculina teria início em 22 de maio. No mês de março a FIVB já havia anunciado o adiamento das competições, acreditando que poderia realizar no segundo semestre, após os Jogos Olímpicos, antes desta ter sido adiada.
“Diante da evolução da pandemia, da complexidade da realização de um evento global em vários países anfitriões e do compromisso de proteger a saúde dos participantes, o conselho da Liga das Nações de Vôlei, o conselho de administração da FIVB e os organizadores do evento concordaram em cancelar a edição deste ano”, diz o comunicado da FIVB, confirmando apenas que a Itália e a China seguirão como sedes das finais.
“Seria, portanto, imprudente, talvez até irresponsável, prosseguirmos com o evento quando não podemos proporcionar aos jogadores e a todos os interessados a certeza de que o Liga das Nações 2020 seria segura, acessível a todos e mantida em alto nível”, ressalta o presidente da Federação Internacional de Vôlei, o brasileiro Ary Graça, no comunicado oficial.
“Agora, nossa atenção se volta para a edição 2021 da Liga das Nações, para garantir que seja a melhor edição já realizada. Sei que nossos incríveis atletas serão incansáveis em seus esforços para se prepararem para a competição, e não tenho dúvidas de que o próximo ano será um ano muito emocionante para o vôlei”, concluiu o dirigente.
O Guanandizão está com suas obras de reforma na fase final, com 80% já concluído. A expectativa do Governo do Estado é que os trabalhos sejam finalizados até a primeira quinzena de junho. Apesar disto, a reinauguração do ginásio será somente no dia 26 de agosto, no aniversário de Campo Grande. Até o momento nenhum evento esportivo foi anunciado pela Prefeitura Municipal para marcar a reabertura do espaço.