CapitalDestaquesEsportes

Reformado, Ginásio Guanandizão será entregue no dia 26 de agosto

Será entregue no dia 26 de agosto, no aniversário de Campo Grande, a reinauguração do Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o popular Guanandizão. O projeto de reforma está na etapa final, com 80% dos serviços já concluídos. Nesta quarta-feira (06) o prefeito Marcos Trad e o secretário de Gestão Política do Governo do Estado em Campo Grande, Carlos Alberto de Assis, estiveram vistoriando o local.

Ao todo, foram aplicados R$ 2 milhões na reforma total da estrutura do ginásio. O montante tem recursos do Governo do Estado com contrapartida da Prefeitura. Os trabalhos tiveram início em 2019 e as mudanças já podem ser notadas, especialmente na quadra poliesportiva, que recebeu piso emborrachado de poliuretano em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, além de pisos de tacos ao seu redor.

O projeto reformou o teto, assim como as arquibancadas, que receberam pinturas novas nas cores da bandeira do Brasil. As cadeiras foram trocadas, mas mantiveram as pinturas originais em amarelo, azul, verde e vermelho. Lanchonetes, banheiros, vestiários e salas receberam revitalizações, pinturas e outras melhorias.

A entrada principal também passou por pequenas transformações, com os pisos todos trocados. Do lado de fora do ginásio, as quadras de basquete e futsal receberão alambrados e ficarão cercados. Já o campo de futebol terá sua grama trocada por conta do paisagismo que será exercido naquele quadrilátero. A caixa de areia, usada para o vôlei de praia. também receberá manutenções.

Além disto, foram recuperados a parte hidráulica, acessibilidade e segurança. Agora, está em andamento a reurbanização externa da praça esportiva: alambrado, calçada, pista de caminha, academia ao ar livre e paisagismo. A capacidade do público no ginásio é de 8.300 pessoas. O local estava fechado desde 2013 por falta de laudos de segurança.

A quadra recebeu piso emborrachado de poliuretano em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho e com pisos de tacos ao seu redor

Mundial de vôlei e outras competições

O Guanandizão seria entregue no dia 20 de junho, durante a etapa da Liga das Nações de Vôlei, uma das principais competições da modalidade esportiva. A Seleção Brasileira masculina iria enfrentar em Campo Grande equipes da Alemanha, Itália e Rússia, mas o evento foi adiado para o segundo semestre deste ano pela Confederação Internacional de Vôlei por conta da pandemia do novo coronavírus.

Apesar disto, Campo Grande permanece no calendário oficial das cidades-sedes do torneio. “Temos convênio assinado e recurso mantido. Está tudo certo”, falou o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer do Estado (Fundesporte), Marcelo Miranda, assegurando que o Guanandizão receberá os jogos de vôlei assim que a competição for retomada.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Campo Grande (Funesp), Rodrigo Terra, comentou também que o mundial de vôlei não será a única competição disputada no novo ginásio. “Podemos realizar qualquer tipo de modalidade, em especial as coletivas, com a quadra oficial, mas também podemos ter esportes individuais, como judô e ginástica. Isso tudo além dos eventos culturais”, destacou.

As obras deverão ser concluídas em definitivo no final de junho, mas a inauguração está agendada para o dia 26 de agosto, no aniversário da Capital. “O resultado está muito bom, bonito, iluminado e com nível internacional. Estamos replanejando o calendário, mas queremos trazer algo que o campo-grandense possa vir visitar seu novo ginásio”, comentou o prefeito Marcos Trad.

Deixe um comentário