Articulista

Aos trabalhadores

O dia do trabalho chegou, no entanto, muitos não comemorarão como um feriado, pois estão impedidos de trabalhar. Outros não comemorarão pelo desemprego, enquanto para outros será apenas mais um dia. Aquela velha indagação “o que você vai ser quando crescer?” toma novos rumos face à pandemia. Agora a questão é: o que vai ser agora? O que vamos ter a partir disso?

Ao mesmo tempo que vemos o desemprego aumentar, famílias sofrendo com a redução ou falta de renda, vemos os trabalhos tomarem novas formas, agora de modo mais tecnológico e remoto. Devemos refletir sobre as mudanças que estão ocorrendo e nos adaptar para que não fiquemos para trás.

Precisamos também olhar para a padaria vizinha, o mini mercado, a pequena lojinha da esquina, a senhora que vende pão e os apoiar mais do que nunca. A estes empreendedores temos que dar força, comprar do pequeno e do local, comprar antecipado, para que possam passar por essa situação.

Aos desempregados, procurem se adaptar às novas realidades, estejam disponíveis, e por que não empreender vendendo álcool em gel na rua?Deus nos deu a capacidade imensurável de criatividade e inteligência, uma vez que somos sua imagem e semelhança.

Às mulheres de comunidades carentes, chefes do lar, que normalmente já possuem barreiras sociais e econômicas e ainda passam pelo isolamento social. Que além de tocar um negócio, sustentar a família e fazer um tremendo esforço para manterem tudo funcionando, vem a responsabilidade da mãe que precisa cuidar e entreter os filhos que estão em casa também. As dificuldades financeiras, os filhos sem escola e as incertezas desse momento trazem um tempo muito delicado e de exaustão emocional. A elas, também deixamos nosso apoio e agradecimento.

E especialmente àqueles que se encontram na linha da frente desta pandemia, que trabalham dia e noite para permitir que outros fiquem em casa, aos frentistas, aos funcionários de supermercados e restaurantes, entregadores, caminhoneiros, motoristas, jornalistas, garis e profissionais da saúde, por demonstrarem seu heroísmo no dia-a-dia, o nosso muito obrigado!

“Ele tem a pá na sua mão; limpará a sua eira e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com o fogo que nunca se apaga” Lucas, 3:17 – Todos que vivem empenhados nos serviços terrestres, por uma era melhor, mantenham aceso no coração o devotamento à causa do Evangelho do Cristo. Não vamos ceder às dificuldades ou ingratidões. Desdobremos nossas atividades sob o precioso estímulo da fé, porque conosco vai à frente, abençoando-nos a humilde cooperação, aquele trabalhador divino que limpará a eira do mundo.