DestaquesGeral

Presos em Campo Grande vão cumprir pena em casa durante pandemia

Cerca de 120 presos do regime fechado de Campo Grande foram liberados para cumprir pena em casa durante a pandemia do novo coronavírus. Todos os detentos foram liberados mediante o uso de tornozeleira eletrônica. A medida visa prevenir a transmissão de covid-19 entre presos e em penitenciárias, além de resguardar a saúde de agentes que trabalham nos estabelecimentos penais.

De acordo com o juiz Mário José Esbalqueiro Júnior, da 1ª Vara de Execução Penal da Capital, exceções foram feitas a presos que cometeram crimes como latrocínio, homicídio e estupro, bem como os condenados com pena superior de 12 anos (independente do crime).

Entre os beneficiados estão dois idosos que cometeram crimes graves e foram liberados. Um pastor de 67 anos, condenado por estupro e outro homem, de 68 anos, condenado por homicídio e cumprindo os últimos dois anos da pena. Ambos tiveram o pedido de habeas corpus deferido pelo desembargador Ruy Celso Barbosa Florence e puderam ir para casa durante a pandemia.

Na decisão, o desembargador apontou que ambos tem comorbidades e dificuldades de locomoção, além de apresentarem bom comportamento nos presídios e, por isso, não representariam perigo com o cumprimento de prisão domiciliar. Eles também serão monitorados por tornozeleira eletrônica.

*Por G1 MS

Deixe um comentário